São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 19/09/2023

Escolher ‘in loco’ tênis para maratona ou outra corrida dá até ganho de ânimo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Andrei testa Hoka Rocket X 2 na esteira da Velocità Moema (Esportividade)

Antes de uma maratona ou de outra prova-alvo, existem certas etapas de preparação pelas quais um corredor amador passa, e uma delas não tem a ver com resistência nem com velocidade: é a da escolha do vestuário para o dia do evento, e a principal peça, sem dúvida, é o tênis de corrida.

Embora seja possível efetuar uma boa compra online depois de obter informações em canais confiáveis, dirigir-se a uma loja especializada e escolher “in loco” o calçado é até mais marcante, uma vez que, além da vantagem de poder experimentar e comparar modelos na hora, existe um ganho emocional: o atleta sente-se ainda mais envolvido no desafio que está por vir.

Vendedor Anderson Chaves apresenta opções a Andrei (Esportividade)

E foi justamente assim que me senti ao entrar na unidade de Moema da Velocità, uma das cinco lojas dela na cidade de São Paulo – as outras são a de Pinheiros, Jardins, Anália Franco e Santana. Apesar de estar com os treinos em dia para a Maratona de Frankfurt, fiquei com a sensação de que minha jornada para a prova alemã começava ali.

Ir a uma loja especializada não é só uma questão de ganho de ânimo. Na Velocità, por exemplo, os vendedores também são corredores amadores e entendem os anseios dos colegas compradores; exercem, então, um papel de “guia dos tênis” personalizado.

Andrei analisa Saucony Endorphin Pro 3 (Esportividade)

A loja deixa à disposição até mesmo uma balança, pois existem corredores que levam em consideração o peso dos tênis. Mas o momento mais esperado é o de calçá-los e testá-los na esteira. Geralmente, é depois dessa etapa que a decisão é tomada.

Andrei calça Hoka Rocket X 2 na Velocità Moema (Esportividade)

Nas três maratonas que já completei em 2023, a de Praga (na República Tcheca), a do Rio e a SP City Marathon, corri com adidas Adizero Prime X, que já “rodou” bem-sucedidos 408 km, com pace médio de 4min54s por km, nos meus pés. Depois de experimentar quatro modelos na esteira, fiquei em dúvida entre dois, Hoka Rocket X 2 e Saucony Endorphin Pro 3, ambos com placa de carbono, e escolhi o Hoka para a Maratona de Frankfurt, mas gostaria, sim, de dar uma bela chance ao Saucony.

E não só tênis podem ser escolhidos nesse “banho de loja”. Vi que na Velocità estão à venda outras peças de vestuário, desde meias até viseiras, além de géis de carboidrato e outros produtos consumidos pelos corredores.

Estes são os três passos para escolher seu tênis de corrida:

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.