São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 25/08/2023

Maratona de Frankfurt reúne condições para presença de brasileiros amadores

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Maratona de Frankfurt: ‘skyline’, com modernos prédios, destaca-se (Frankfurt Marathon/Divulgação)

Leia as reportagens da cobertura do evento de 2023: 10 fatos sobre a Maratona de Frankfurt dificilmente encontrados no Brasil; Maratona de Frankfurt, na Alemanha, traz sentimento de correr em casa.

A Maratona de Frankfurt, na Alemanha, é uma das mais favoráveis da Europa para os corredores amadores brasileiros. Embora não aconteça na capital de um país, está “apenas” a um voo de 11h30min – da Lufthansa ou da LATAM – de distância do GRU Airport, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em São Paulo, o que torna a participação bastante convidativa aos atletas do Brasil (a Lufthansa passou também a oferecer voos diretos com saída do Galeão, no Rio de Janeiro, em outubro de 2023). Não é apenas por causa disso, no entanto, que a Mainova Frankfurt Marathon sobressai. Existem outros fatores que a tornam uma das mais fantásticas maratonas do mundo.

A edição de 2023, a ser realizada em 29 de outubro, domingo, com largada às 10h, horário local, será a 40ª da Maratona de Frankfurt. A história do tradicional evento, que vai contar com cobertura e participação do Esportividade neste ano, começou em 1981, quando houve 3.169 corredores inscritos, que receberam autorização de largada do tcheco Emil Zátopek, tetracampeão olímpico (Jogos de Londres-1948 e Helsinque-1952) e vencedor da Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo, no Brasil, em 1953.

Brimin Kipkorir venceu em 2022 com 2h06min11s (Frankfurt Marathon/Divulgação)

A Mainova Frankfurt Marathon evoluiu de tal forma que, em 2019, 14.196 corredores de 110 países largaram nos 42,195 km; ao todo, movimentou 27.047 participantes em todas as competições do fim de semana de corrida. Esses números a tornam a segunda maior maratona da Alemanha, só ficando atrás da de Berlim, existente desde 1974.

Largada da Maratona de Frankfurt (Frankfurt Marathon/Divulgação)

Esse “mosaico” de nações é facilitado, sem dúvida, pelo fato de o Frankfurt Airport ser o aeroporto internacional mais movimentado da Alemanha, porque, além dos turistas que visitam Frankfurt am Main (nome completo), existem aqueles que estão em conexão a fim de viajar para outros lugares. E a Estação Central (Frankfurt Hauptbahnhof) exerce papel fundamental nas malhas ferroviárias alemã e europeia.

Frankfurt am Main é uma cidade, a mais populosa do estado de Hesse e onde nasceu o escritor Johann Wolfgang von Goethe, que passou por uma grande reconstrução depois dos bombardeios que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da segunda metade do século XX, houve um incansável trabalho de restauro e foram erguidos também modernos edifícios, abrigando escritórios de grandes empresas, especialmente as do setor financeiro.

É por isso que os organizadores da Mainova Frankfurt Marathon ressaltam tanto o “skyline” da corrida, isto é, o conjunto de prédios que se veem no horizonte. Outro ponto a ser bastante observado é o rio Meno, às margens do qual boa parte da prova se dá.

Atletas de elite correm na Maratona de Frankfurt (Frankfurt Marathon/Divulgação)

No fim de outubro, há de se esperar que a temperatura esteja um pouco abaixo de 10ºC quando do início dos 42,195 km, o que é uma boa notícia para quem gosta de correr no frio, mas sem se sentir “congelado”. O percurso é considerado muito rápido, já que existe uma diferença de altitude de apenas 27,8 metros entre o ponto mais baixo (89,4 metros acima do nível do mar) e o mais alto (117,2 metros acima do nível do mar).

O Messe Frankfurt, principal centro de eventos e exposições da cidade, recebe a Marathonmall – onde os kits da corrida são entregues –, a largada e a chegada. Trata-se de um lugar histórico: é onde, em meados de outubro, acontece a Frankfurter Buchmesse, uma das maiores feiras do livro do mundo, e onde, por décadas, ocorreu o Salão do Automóvel de Frankfurt, no qual lendários veículos foram lançados.

Chegada ‘indoor’ da Maratona de Frankfurt no Festhalle Frankfurt (Frankfurt Marathon/Divulgação)

“Provavelmente seja a linha de chegada mais atmosférica do mundo”, dizem os organizadores. “No Festhalle [inaugurado em 1909, é um espaço multiúso coberto que recebe, principalmente, shows], cada corredor da maratona alcançou o objetivo dos seus sonhos no estrondoso final no tapete vermelho, fortemente iluminado por holofotes.”

As atividades do fim de semana, porém, não ficam restritas à prova individual de 42,195 km de domingo. Essa distância pode ser percorrida por quartetos (primeiro corredor: cerca de 12,9 km; segundo: 6,1 km; terceiro: 9,5 km; quarto: 13,5 km) no mesmo percurso; também no domingo, crianças e adolescentes (de 8 a 17 anos) participam da minimaratona; já as crianças nascidas entre 2014 e 2018 correm 420 metros (Struwwelpeter-Lauf) na manhã de sábado.

Medalha (e brezel, é claro) da Brezellauf powered by interair (Frankfurt Marathon/Divulgação)

Todos, mesmo não inscritos na maratona, podem participar da Brezel Run às 10h de sábado. “Com muitos habitantes de Frankfurt, eles percorrem 5 km por Frankfurt e voltam ao centro de exposições. Ao completarem a distância, medalhas comemorativas, drinks e brezeln originais de Frankfurt aguardam os participantes (enquanto durarem os estoques)”, afirma a organização do evento.

As inscrições para a Mainova Frankfurt Marathon de 2023 ainda estão abertas (clique aqui) e custam 125 euros, preço conferido em 24/08.

A cobertura da Maratona de Frankfurt no Esportividade é apoiada por motion events, ClassPass e Velocità.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.