São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 30/08/2023

Você pertence à cidade: correr na ‘hora do rush’ exige paciência, mas é incrível

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Correndo na Paulista durante ASICS Movimenta por Centauro (Felipe dos Santos Ramalho/Fotop)

Correr na calçada na “hora do rush”, tendo de ser cauteloso para não esbarrar em ninguém, obviamente não é nada bom para o desempenho. Além dos muitos zigue-zagues, existem as pausas em decorrência de semáforos vermelhos. Essa é, porém, uma das melhores formas para um corredor amador ficar a par da “pulsação” da cidade, sentindo-se parte dela.

Foi assim quando fiz meu primeiro treino em Barcelona, na Espanha, três dias antes de completar minha primeira maratona, em novembro de 2021. Sem me preocupar com ritmo, simplesmente saí do apartamento onde estávamos hospedados, em um fim de tarde frio de quinta-feira, para ser um “turista que corre”.

Logo no primeiro quilômetro, um corredor espanhol acenou para mim. Não demorou muito tempo para “me perder”, mas essa “desorientação espacial” me trouxe uma surpresa: La Rambla. Ainda não havíamos passado por lá, e justamente conheci uma das vias mais movimentadas – de pedestres – de Barcelona correndo. Foi incrível essa experiência; às vezes me recordo mais dela do que da maratona em si.

Tive uma sensação parecida em minha própria cidade, São Paulo, na noite de 15 de agosto de 2023, terça-feira, depois das 19h. Participando do ASICS Movimenta por Centauro, corri com dezenas de colegas na avenida Paulista. O Gel-Kayano 30, tênis da marca japonesa recém-lançado, garantiu estabilidade para aproveitar o máximo possível a experiência de correr em meio a caminhantes – a exemplo do que havia acontecido na Catalunha. Não me “perdi” nem conheci novos lugares desta vez, porém ainda assim pude sentir a metrópole de outra forma.

Como diz a canção “You belong to the city”, de Glenn Frey, um dos fundadores dos Eagles: “Você nasceu na cidade/Concreto sob seus pés/Está em seus movimentos, está em seu sangue/Você é um homem da rua”.

Gel-Kayano 30: você pode obter mais informações sobre o modelo no site da Velocità (clique aqui), loja que também o comercializa.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo na esteira de uma loja, como as da Velocità, para tomar uma decisão mais assertiva.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.