São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 20/03/2024

Vienna City Marathon é chance de correr onde Kipchoge fez história (1º sub-2h)

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Vienna City Marathon, a Maratona Cidade de Viena (Leo Hagen/VCM Group)

Alguns lugares do mundo podem ser considerados “solos sagrados” da corrida de rua. Fazem parte dessa lista, certamente, Maratona e Atenas, na Grécia, e Boston, nos Estados Unidos. O que pouca gente sabe é que Viena, na Áustria, na Europa, integra esse seleto grupo. E não se trata apenas de um passado glorioso. Além de Viena receber eventos de corrida há mais de 200 anos, foi na capital austríaca que, em 2019, o queniano Eliud Kipchoge tornou-se a primeira pessoa a completar uma maratona em menos de duas horas. A Vienna City Marathon, cuja 41ª edição se realizará em 21 de abril de 2024, dá a oportunidade aos atletas amadores de correr onde tudo isso se deu. O Esportividade estará lá e relatará aos brasileiros como é participar da Maratona Cidade de Viena.

O Brasil estava prestes a ser independente de Portugal quando, em 1º de maio de 1822, começou a acontecer na capital austríaca um festival de corrida anual. A entidade máxima do atletismo mundial, a World Athletics, considera a Hauptallee, via do parque Prater na qual esses históricos eventos ocorriam (e ainda ocorrem), “casa dos corredores e de eventos de corrida desde 1822”.

Eliud Kipchoge batendo recorde extraoficial em Viena (Bob Martin for The INEOS 1:59 Challenge)

Em 12 de outubro de 2019, foi na mesma Hauptallee, larga (três pistas) e plana, com 4,3 km de extensão, que Kipchoge percorreu 42,195 km em 1h59min40s2 e virou o primeiro ser humano a obter um tempo inferior a duas horas em uma maratona. A marca foi conquistada no INEOS 1:59 Challenge, para o qual foi montado um circuito na Hauptallee. Como não se tratava de uma prova, e sim de um desafio cujo protagonista era o queniano, um recorde oficial não poderia ser estabelecido – e não era essa a ideia mesmo.

Percurso da Vienna City Marathon de 2024 (VCM Group/Divulgação)

Durante a Vienna City Marathon, os corredores amadores têm a chance de correr exatamente onde Kipchoge fez história. Os organizadores do evento, VCM Group, fazem questão de sinalizar no percurso da prova qual era o circuito do INEOS 1:59 Challenge – em laranja no mapa acima.

Com roda-gigante ao fundo, Vienna City Marathon (Jenia Symonds/VCM Group)

Além de ressaltar a importância da conquista de Kipchoge, o brasileiro Eric Souza, embaixador da prova para o Brasil, explica por que a Vienna City Marathon é uma prova especial: “É uma maratona muito plana, que passa pelos principais pontos turísticos de uma cidade que é linda. Viena vive esporte, tem muito verde, e as pessoas são muito ativas. Em todo o percurso tem gente torcendo. É uma energia incomparável”.

Chegada da Vienna City Marathon (Jenia Symonds/VCM Group)

E, segundo ele, não só a Hauptallee é marcante. “A chegada é algo assim, sem igual. Nos últimos 500 metros, passamos em frente a museus de Viena, ao Parlamento Austríaco, e chegamos diante da prefeitura. É muita gente assistindo, gritando, torcendo. Esses últimos 500 metros… Já estou doido para vivê-los de novo”, afirma o brasileiro, que já participou de duas meias maratonas e de uma maratona na capital austríaca.

Últimos metros da Vienna City Marathon (Jenia Symonds/VCM Group)

Em 2024, os organizadores pedem aos participantes que enviem foto e mensagem para serem exibidas à torcida no momento da chegada de cada um. A trilha sonora (na medida do possível, é claro) também será personalizada. Na capital da música clássica, haverá espaço para os mais diversos gêneros musicais.

Vienna City Marathon é uma das maratonas mais tradicionais da Europa (Rene Vidalli/VCM Group)

A Maratona Cidade de Viena de 2024 será mais que a prova de 42,195 km. A programação de atividades práticas será aberta na tarde de sábado, 20 de abril de 2024, com a Coca-Cola Inclusion Run, as corridas infantis e a adulta de 5 km (esta, com largada às 18h15). No domingo (21), os corredores das três provas – maratona, meia maratona (Wiener Städtische Half Marathon) e maratona de revezamento (Powerade Relay Marathon, com as seguintes distâncias para cada um dos quartetos: 15,5 km, 8,6 km, 6,7 km e 11,395 km) – terão largada autorizada a partir das 9h. Ainda há vagas para a prova de 5 km de sábado (clique aqui); as demais inscrições estão encerradas.

A primeira de uma sequência

Andrei e Renata, dupla do Esportividade, na avenida Paulista (Esportividade)

A cobertura da maratona austríaca faz parte de uma série de três que o Esportividade fará na Europa nos meses de abril e maio de 2024. As outras serão a Maratona de Copenhague, na Dinamarca, em 5 de maio, e a ING Night Marathon Luxembourg, em 11 de maio, sábado. O editor Andrei Spinassé correrá nas três maratonas; a repórter Renata Sá fará os 5 km de Viena.

Nas três maratonas, o Esportividade será apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, terá ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca. Andrei e Renata se preparam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo contará também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.

Nesta temporada, o guia esportivo vai mostrar como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.