São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 21/06/2024

Para orientar melhor corredores sobre tênis, Keep Running abre loja em SP

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Loja Keep Running (Esportividade)

Até pouco tempo atrás, a digitalização dos varejistas era um desafio para eles; durante as piores fases da pandemia de covid-19, quem não estava na internet praticamente não faturou. Um movimento contrário, no entanto, também é visto às vezes: a “fisicalização” dos negócios online. Especializada em produtos para corredores, a loja virtual Keep Running, que surgiu em 2013, apenas neste ano de 2024 tornou-se também física: a primeira unidade está instalada na rua Sena Madureira, número 92, a 500 metros da estação de metrô (Linha 1-Azul) Vila Mariana.

Igor Gonçalves Ferreira Santos, fundador da KR ao lado da esposa, Izabel Goulart, disse que pensaram no amadurecimento do consumo de produtos relacionados à corrida quando propuseram uma loja física em São Paulo: “Se você quer vender mais, você o faz digitalmente. Só que acreditamos que, para crescermos, o mercado tem de crescer. O de corredores é gigantesco. Agora, o de consumidor da corrida é pequeno. Como fazemos isso? Educando o corredor”, afirmou. “As marcas, quando desenvolvem as linhas, olham para as dores [as particularidades de cada etapa de um ciclo de treinamento e de cada prova]. E aí você chega sem educação, sem conhecimento nenhum e vai entrando em uma loja em que não tem ninguém para instruí-lo.”

O empresário nota que ainda existem consumidores que compram tênis de corrida como se estes fossem “corrigir pisada”. “O tênis não vai modificar sua biomecânica”, resumiu. “Até hoje, muita gente consome produto dessa forma; se você falar para a pessoa que não, ela ficará com raiva de você e achará que você não sabe o que está falando. Não contrariamos esse tipo de consumidor: tentamos educá-lo. O nosso papel como especialista é este, é o de explicar.”

Keep Running: loja multimarcas voltada a corredores (Esportividade)

Igor observa nos Estados Unidos uma maturidade muito maior do mercado de corrida e dos corredores amadores ao compará-los aos do Brasil. “Não passam de dez lojas especializadas no Brasil todo. Como você vai instruir o consumidor da corrida? Falta mais consumo consciente, e isso acaba com o corredor. No fim das contas, as pessoas correm menos e correm mal no país.”

Embora reconheça que os preços dos tênis, por exemplo, especialmente devido à cotação atual do dólar e ao “custo Brasil”, sejam um obstáculo, o empresário não considera ser esse o principal problema: “A questão é o valor que a pessoa percebe no produto. Ela dá valor ao iPhone e gasta R$ 11 mil nele. Ela não percebe valor no tênis, por isso não gasta R$ 1.000 nele. É isso. Como ela percebe valor? Quando ela o entende. Por que ela compra o iPhone? Porque ela sabe que aquilo ali vai entregar um monte de coisa para ela. Por que ela não compra o tênis? Porque ela não vê o valor.”

“Ninguém explicou para ela que aquela tecnologia foi desenvolvida para a corrida que ela quer, para atingir os objetivos dela, ter longevidade, não se machucar, não desistir. Tem de instruir, tornar o corredor um consumidor da corrida. Isso está faltando no Brasil.”

Igor dá entrevista em estúdio de podcast, que fica no mesmo edifício da loja (Esportividade)

Formado em direito, Igor decidiu em 2013 que gostaria de abrir negócio próprio ligado ao esporte. Por um tempo, o casal, vivendo em Brasília, não sabia exatamente em que atuar. A irmã dele, profissional de educação física e triatleta, foi uma inspiração. Veio, então, a definição da modalidade, a corrida de rua. O nome, Keep Running, surgiu antes mesmo da decisão de que seria uma loja de produtos para corredores. Em certa época, eles até mesmo cogitaram a criação de um site de notícias ou a de uma assessoria esportiva. Depois da certeza do que a Keep Running seria, a empresa teve bem-sucedidas participações em feiras, das mais variadas, mas não era exatamente isso que queriam. Foi aí que optaram por colocar todo o foco no e-commerce e, em 2017, mudaram a sede da companhia (e a casa deles) para São Paulo.

Consumidores encontram na KR tênis e peças de vestuário de grandes marcas (Esportividade)

A loja física da Keep Running na zona sul de São Paulo é a materialização de um crescimento registrado, principalmente, depois de 2020 (“Na pandemia, não tínhamos amarra nenhuma com o físico. Toda a nossa estrutura era digital, e estávamos preparados, sedentos por oportunidades”). Inaugurada depois de meses de estudo sobre o ponto, ela já é um modelo para o plano de expansão. “Até o móvel que tem lá na loja física, lá embaixo, foi pensado para ser replicado em franquias”, declarou Igor, que concedeu a entrevista no estúdio de podcast da KR, no mesmo edifício.

Assista ao vídeo e conheça as instalações da Keep Running:

@esportividade Keep Running: a mais nova loja focada no corredor amador de São Paulo abre portas para você. Conheça os espaços e o que oferece. Fica a 500 metros da estação de metrô Vila Mariana. #corrida #corridaderua #run #running #runners #maratona #marathon #keeprunning #corre #correndo #corredores #runner ♬ Time Is Running – rockavella


Na Keep Running da rua Sena Madureira, mais pessoas a frequentam diariamente graças ao studio de Pilates e treinamento funcional, aos espaços de massagem, fisioterapia e crioterapia e ao consultório. Todos esses serviços são prestados por profissionais da saúde parceiros da KR e são focados em corredores.

Outra ação que leva atletas amadores semanalmente à loja são os treinões realizados em parceria com marcas. Neles, os corredores já vão correndo, com todo o cuidado, ao parque do Ibirapuera, onde a atividade pode ficar mais intensa, e retornam ao ponto inicial, encarando uma subida (também com todo o cuidado, pela calçada). Mais conhecimento a respeito de corrida é compartilhado com os corredores em palestras – também realizadas em parceria com marcas.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.