São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 22/05/2024

Nike Invincible 3 e a sensação de não calçar tênis algum em prova de 5 km

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Repórter corre com Nike Invincible 3 na prova de 5 km da Vienna City Marathon, na Áustria (Esportividade)

Com tantos lançamentos, especialmente os modelos de placa considerados os “queridinhos da vez”, é normal sentir dúvidas ao escolher um tênis de corrida. Se, ao menos, as opções fossem entre ter ou não placa, o consumidor ainda teria 50% de chance de acertar no calçado; há ainda, porém, diversos fatores a serem analisados, como amortecimento, leveza e responsividade (entre tantos outros), e optar por esse ou aquele par de tênis pode se tornar um verdadeiro desafio ao atleta. É claro que gosto é algo bastante pessoal e alguns pares de tênis se adequam melhor do que outros, mas existem algumas considerações que ajudam a separar os que valem a pena experimentar, como o Nike Invincible 3, dos que nunca deveriam ter saído da vitrine.

Na parte interna do calçado, para quem tem os pés com o arco mais elevado, a estrutura do Nike Invincible 3 preenche quase completamente aquele espaço. Ocorre o mesmo com a parte superior, na região do dorso e em volta dos pés, dando a sensação de embalar melhor os pés dentro do tênis. No começo, tamanha proteção parece exagerada, mas a sensação desaparece, oferecendo um tênis de corrida bastante confortável e, arrisco dizer, tornando-o imperceptível aos pés.

Modelo sem placa da Nike, o Invincible 3, com solado mais elevado para encaixar a espuma ZoomX (Esportividade)

Testei o lançamento da Nike sem placa, o Invincible 3, durante a prova de 5 km que antecedeu a Vienna City Marathon, na Áustria, em abril de 2024; ao longo da prova em que, pela primeira vez desde o meu retorno às corridas, corri abaixo dos 40 minutos, achei o modelo bem confortável – a ponto de não me lembrar que calçava tênis algum. Fazendo um trocadilho, o Nike Invincible 3 se tornou invisible (invisível, em tradução do inglês). A sensação não era a de correr descalço (muito pelo contrário), mas a de que o Invincible 3 encaixou tão bem nos pés a ponto de ele fazer parte de mim.

Com uma garoa que tomou conta da prova por completo, o modelo respondeu bem ao piso molhado sem causar preocupações com receio de escorregar. Para os que preferem tênis mais leves, o modelo foge um pouco desse quesito, mas nada que o torne extremamente pesado. Outro diferencial do Invincible 3 da Nike é a altura mais elevada dele para encaixar a espuma ZoomX, tornando o modelo mais indicado para treinos leves ou distâncias menores, como a prova de 5 km da qual eu participei. A sensação de parecer não calçar tênis algum que o Invincible 3 oferece ficou ainda mais perceptível quando, no dia seguinte, enquanto meu Nike secava da chuva, coloquei outro par de tênis e pude sentir o peso do mundo inteiro nos meus pés.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo em uma loja para tomar uma decisão mais assertiva.

Avaliações de outros modelos da Nike:
Vale dar bela chance ao Nike Vaporfly 3, que de estranho passa a ser incrível
Nike Alphafly 3, tênis do recorde mundial, gera ‘som da velocidade’ e é estável

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.