São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 02/05/2024

Na Dinamarca, terra da confiança, turistas desbravam Copenhague correndo (e não só)

Por Renata Sá, repórter do Esportividade, e Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Em Copenhague, na Dinamarca, atleta corre em frente a um dos prédios icônicos da capital (Esportividade)

Faltando alguns dias para a Maratona de Copenhague, que será realizada no domingo, dia 5 de maio de 2024, a equipe do Esportividade desembarcou na Dinamarca. Na capital, o editor Andrei Spinassé e a repórter Renata Sá queriam se familiarizar com a cidade, buscando, inclusive, pontos por onde os atletas passarão nos 42,195 km da prova. Copenhague, além de uma das cidades mais acolhedoras para quem deseja visitá-la, é bastante plana, o que possibilita conhecê-la correndo, por exemplo.

Repórter Renata Sá corre perto da estátua de “A Pequena Sereia” em Copenhague (Esportividade)

Em um dos treinos pré-prova, partimos de um dos pontos turísticos mais conhecidos, a estátua de bronze e granito de “A Pequena Sereia”, que representa a personagem icônica criada pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. Enquanto percorríamos a pista do pier Langelinie, onde está localizada, turistas dos “quatro cantos do mundo” se revezavam para tirar um retrato com a sereia, esculpida por Edvard Eriksen, o que apenas confirma a universalidade dos contos de fadas.

Mapa da Kastellet, em Copenhague, fortificação em formato de estrela de cinco pontas (Esportividade)

De lá, corremos em direção à Kastellet, uma fortificação em formato de estrela de cinco pontas fundada em 1626. Hoje em dia, o local é usado como um QG militar, e o jardim em volta é aberto ao público. Os atletas que estiverem dispostos a encarar algumas poucas subidas no local encontrarão uma das vistas mais bonitas da cidade.

Corredor treina em Copenhague, na Dinamarca (Esportividade)

Em busca de localizar alguns pontos por onde a maratona vai passar, o treino continuou pelas ruas da cidade. Como o objetivo era desbravar Copenhague, conseguimos, inclusive, fugir das tradicionais listas de pontos turísticos e conhecer de maneira mais orgânica a capital.

As magrelas ficam estacionadas pelas ruas sem nenhuma supervisão ou bicicletário em Copenhague (Esportividade)

Além de encontrarmos outros corredores, notamos uma movimentação grande de pessoas utilizando bicicletas como meio de transporte. São inúmeros ciclistas montados nas magrelas, bem como um número ainda maior delas estacionadas junto às entradas dos transportes públicos, de cafés e restaurantes – e de pontos turísticos. A grande quantidade de bikes, no entanto, não chamou tanta atenção quanto a ausência de bicicletários ou mesmo de suportes para prender as magrelas. Na considerada terra da confiança, os cidadãos simplesmente confiam nas pessoas e, por isso, não há nenhuma supervisão ou mesmo nenhum sistema antifurto (com excessão dos cadeados delas) que impossibilitariam de serem furtadas.

Nyhavn (Porto Novo): parada obrigatório durante o treino em Copenhague (Esportividade)

Ainda correndo pelas ruas de Copenhague, chegamos a um dos principais cartões-postais da cidade: Nyhavn (Porto Novo). As casinhas de cores típicas e o canal que passa pelo meio delas oferecem a oportunidade de parar alguns instantes para retomar o fôlego e admirar a vida acontecendo no local. São inúmeros turistas andando de um lado pelo outro, fotografando ou mesmo navegando em um dos barcos de passeio do canal.

Castelo Rosenborg em Copenhague, na Dinamarca (Esportividade)

O treino, já seguindo para o fim, passou por dentro do Kongens Have, jardim real mais antigo da Dinamarca e projetado em estilo renascentista por Christian IV no início do século XVII. De lá, é possível avistar o castelo Rosenborg, construído pelo mesmo rei.

Região onde ficava a bolsa de valores, atingida por um incêndio em 2024; o local passa por restauração (Esportividade)

A cerca de 1,5 km de lá se encontra o Børsen, edifício também construído por Christian IV que ficou bastante destruído após um incêndio que o atingiu em abril de 2024. Depois do trágico acidente no antigo prédio da bolsa de valores, a cidade já começou a recuperação do imóvel. Os maratonistas passariam por ali e, devido ao incêndio, haverá uma pequena alteração no trajeto.

Assista ao vídeo do treino de Renata e Andrei:

@esportividade Você já conheceu uma cidade correndo (literalmente)? Foi o que fizemos em Copenhague, capital da Dinamarca, às vésperas da maratona. #running #runners #runner #run #maratonistas #marathon #maratona #corridaderua #corrida #denmark #Dinamarca #copenhagen #Copenhague #corredor #corredores ♬ Vivid Life Forever / Scandinavian Pop / Hopeful / Vitality / Travel / Health / Beauty / Celtic / Irish / Travel / Tourism / Port(1135122) – Ney

A cobertura da Maratona de Copenhague integra uma série de três que o Esportividade faz na Europa nos meses de abril e maio de 2024. A Vienna City Marathon, em 21 de abril, e a ING Night Marathon Luxembourg, em 11 de maio, sábado, são os outros dois eventos.

Nas três maratonas, o Esportividade é apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, tem ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. Andrei e Renata se prepararam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo conta também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.

Nesta temporada, o guia esportivo mostra como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.