Maratona de Copenhague, na Dinamarca, une corredores dos ‘4 cantos do mundo’
Abertura de inscrições para a edição de 2025: planeje viagem: inscrições para Maratona de Copenhague de 2025 estão abertas.
Em uma maratona na Europa como a tradicional Maratona de Copenhague, na Dinamarca, corredores amadores dos “quatro cantos do mundo” estão em busca de um mesmo objetivo: a superação pessoal, seja qual for ela. Diferentemente dos Jogos Olímpicos ou da Copa do Mundo de futebol, competições em que há uma disputa entre nações, no nível amador da corrida de rua existe realmente um grande senso de coletividade. Na Copenhagen Marathon de 2024, realizada em 5 de maio, com cerca de 47,3% medalhistas estrangeiros, os “quatro cantos do mundo” uniram-se, ajudaram-se, motivaram-se.
Assista ao vídeo curto da Maratona de Copenhague:
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A América do Sul fez parte disso, é claro. Quarenta e três brasileiros, 15 argentinos e oito chilenos, por exemplo, se inscreveram na prova de 42,195 km. Dezoito japoneses e 51 sul-africanos ajudam a ilustrar esse “mosaico”. Cada um deles teve a bandeira de seu país impressa no número de peito.
Não era por eu ser brasileiro que eu não me senti amparado pelos próprios colegas corredores. Não foram poucas as vezes em que eu fui incentivado a não diminuir a velocidade (com um toque ou um bem-vindo grito motivador) por alguém que percebia que eu estava prestes a fazê-lo – mesmo que eu fosse um completo estranho para todos os não brasileiros participantes. Como colocamos uma bandeira do Brasil na parte das costas da minha camiseta, alguns compatriotas também falaram (brevemente, é claro) comigo durante a prova.
Devido ao caráter internacional do evento, a Sparta, empresa organizadora, e a Nike, patrocinadora, promoveram ativações em inglês, e não em dinamarquês, como a distribuição de cartazes com frases motivacionais (com um pouco de ironia) aos corredores e à torcida. Uma delas era “Sorria. Lembre-se: você pagou para fazer isso”. O “muro da maratona”, símbolo da dificuldade pós-km 30, foi representado pela Nike por uma “cortina d’água” que podia ser transposta pelos maratonistas na altura do km 33.
Os moradores de Copenhague e os familiares e os amigos dos participantes estrangeiros compareceram em grande número às ruas da capital dinamarquesa a fim de apoiar os corredores. Alguns deles, além de gritarem, segurarem cartazes e aplaudirem, deram ajuda prática: em um trecho entre pontos de hidratação, já com sede, peguei uma garrafa de água oferecida por uma torcedora.
E quando os corredores localizavam parentes ou amigos em meio à multidão? Presenciei vários momentos de encontro, e o mais marcante deles foi quando um atleta fez questão de parar de correr (por alguns segundos) para abraçar os familiares ali presentes.
A presença do público, nos últimos 500 metros da maratona, era ainda maior. Ali, mesmo cansados, corredores dos “quatro cantos do mundo” eram levados a gastar a (pouca) energia restante para completar os 42,195 km, com a frase da campanha da Nike na Copenhagen Marathon, “15 mil corredores, e só você pode derrotar a si mesmo”, passando a fazer ainda mais sentido. Após 3h56min39s, concluí a segunda maratona da sequência de três na Europa.
No Brasil, mais especificamente em São Paulo, vai ser realizado pela Nike um evento de corrida cuja proposta é unir os “quatro cantos” da cidade, a Nike São Paulo Run. Corredores amadores sairão de quatro regiões da capital paulista, sul, leste, central e oeste, e chegarão ao mesmo ponto, o estádio do Pacaembu (Mercado Livre Arena Pacaembu), em 14 de julho de 2024. A corrida de rua une as pessoas, sejam as dos “quatro cantos do mundo”, sejam as dos “quatro cantos” da cidade.
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A cobertura da Maratona de Copenhague integrou uma série de três que o Esportividade faz na Europa nos meses de abril e maio de 2024. A Vienna City Marathon, em 21 de abril, foi a primeira delas; a ING Night Marathon Luxembourg, em 11 de maio, sábado, será a última.
Nas três maratonas, o Esportividade é apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, teve ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. Andrei e Renata se prepararam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo conta também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.
Nesta temporada, o guia esportivo mostra como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.