São Paulo - região metropolitana
Corrida de montanha 27/03/2023

IGT23k, famosa corrida de montanha em Igaratá, requer saber a hora de caminhar

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Subida da IGT23k: caminhar é preciso (Esportividade)

Fotos de março de 2023: clique aqui e encontre as suas.

Resultados de março de 2023: clique aqui e veja o seu.

O que uma corrida de montanha como a IGT23k, cuja etapa Go ocorreu em 26 de março de 2023, tem de diferente de uma convencional de rua? A resposta mais óbvia é o piso, pois se encontram trilhas de terra batida em Igaratá (a 91 km do centro da cidade de São Paulo), e não asfalto. O outro grande diferencial não é tão claro assim: no evento organizado pela ZBR Events, é necessário saber gerir a energia, uma vez que é impossível haver uma manutenção de ritmo. Para a maioria dos participantes, na verdade, não é possível completar a prova sem caminhar em trechos de subida mais pesada.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na IGT23k, etapa Go, de 2023; ache também as dos amigos!

Quando a caminhada se mostra necessária para um participante, para outro esse pode não ser o caso, e aquele que teve de – ou escolheu – caminhar precisa se manter focado em sua própria estratégia. Caso a abandone, mesmo que por alguns minutos, talvez “pague o preço” por ficar mais desgastado do que se tivesse seguido seu plano.

Caminhando para se preservar para resto da IGT23k (Esportividade)

Subidas não faltam ao trajeto mais longo da IGT23k, e a mais acentuada delas representa um ganho de altitude de 295 metros em cerca de 3,5 km – até o km 6,5. E a descida que vem a seguir não é simples: é repleta de curvas, pedrinhas e erosões do terreno. “Errar a mão” ali pode significar dores musculares mais adiante.

Atleta pega celular para tirar foto da represa em Igaratá (Esportividade)

O trecho em que se corre ao lado da represa é o mais belo da prova de 23 km, e não é raro encontrar atletas que tiram fotos de lá – às vezes até fazendo uma pausa para isso.

Última curva da IGT23k em Igaratá (Esportividade)

Outras duas subidas levam à caminhada, e a última é bastante dura, pois, nesse momento, o cansaço é mais sentido e a temperatura já se elevou. Ao fim dela, a recompensa: uma breve descida até o campo de futebol, onde está montado o pórtico.

Chegada da IGT23k, corrida mais famosa de Igaratá (Esportividade)

A etapa da vez foi, em 26 de março de 2023, a Go; em 12 de novembro de 2023, o sentido de prova será invertido na Back (clique aqui). Uma prova de 10 km e uma de 46 km também compõem os eventos.

Comentários


  • Antonio luiz disse:

    Péssima organização tinham apenas 6 banheiros químicos masculino o que logo ficou impossível de serem usados , deixaram faltar água em dois pontos de hidratação, moradores locais e que estavam dando água aos participantes.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.