São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 28/11/2024

Guia do corredor de São Paulo: conheça as melhores pistas, parques e instalações de treino

Por Esportividade

Na avenida Rubem Berta, Troféu Cidade de São Paulo de 2023 (Esportividade)

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua cultura vibrante e diversa. A capital paulista é um “prato cheio” para os apreciadores de tendências – de estilo, tecnologia, moda ou comportamento. Nesse sentido, uma que tem tomado conta de todo o Brasil recentemente encontrou em São Paulo o seu lar perfeito: a corrida.

Cada vez mais pessoas estão envolvidas em esporte em São Paulo, torcendo por seus times favoritos, participando de apostas em sites de bet ao vivo, assistindo a eventos esportivos ou até mesmo começando a praticar diferentes modalidades. A corrida de rua é uma delas, e a capital paulista destaca-se por conceder estrutura para os mais diversos perfis de corredores, dos amadores aos profissionais. A seguir, você conhecerá os motivos pelos quais a corrida faz tanto sucesso por aqui – além de ficar por dentro das melhores pistas, parques e locais para praticá-la.

Áreas verdes e conexão com a natureza

A corrida é uma modalidade que prioritariamente é praticada ao ar livre. Em cidades como São Paulo, isso incentiva as pessoas a deixar de lado os escritórios e os grandes prédios para exercitarem-se em meio à natureza, nas ruas ou em pequenos refúgios em meio à cidade. Esse movimento, além de incentivar a prática de exercícios físicos, que é importantíssima para a saúde, ajuda a conectar as pessoas com a cidade.

Seja em grupo, seja individualmente, as corridas têm, literalmente, tomado as ruas de São Paulo. O movimento de grupos especializados, provas e outras atividades nessa linha tem caído no gosto popular e tornado essa modalidade esportiva cada vez mais comum entre diversas faixas etárias. Mas, afinal, onde treinar em São Paulo?

Locais em São Paulo: conexão com a natureza e com a cidade

Corredores treinam no parque do Ibirapuera, em São Paulo (Esportividade)

Apesar de ser uma grande metrópole, inclusive a maior da América Latina, São Paulo também conta com parques incríveis e perfeitos para a prática de esporte, especialmente a corrida. O parque do Ibirapuera é um deles. Famoso por sua localização privilegiada e por reunir amantes das mais diversas modalidades, ele conta com uma pista de corrida pavimentada, um percurso cercado pelo verde, em um ambiente visualmente atrativo, perfeito para correr sozinho ou em grupo. Além disso, há áreas de alongamento, banheiros e opções de alimentação.

Outra alternativa para conexão com a natureza é o parque Villa-Lobos. Também localizado na capital paulista, ele conta com largas pistas de corridas; é menos movimentado que o Ibirapuera, porém. Logo, é perfeito para treinos longos e sossegados.

Junto ao Museu do Ipiranga, o parque da Independência é outra boa opção para os corredores. Apesar de ter uma pista de menor extensão, possui alamedas arborizadas, que dão um charme especial para o local, que é perfeito para treinos rápidos ou para iniciantes.

Espaços urbanos e sua conexão com a cidade

Pista de atletismo do Ceret (Esportividade)

Além dos parques, São Paulo conta com diversos centros de treinamento com estruturas adequadas para receber corredores experientes e iniciantes, como a pista de atletismo do Ceret – de uso gratuito – e as unidades do Sesc-SP, que possuem instalações adequadas. O esportista pode contratar o serviço de treinadores especializados para ser assessorado.

Além desses espaços, São Paulo proporciona também a opção de correr em meio à metrópole. A avenida Paulista, por exemplo, reúne corredores diariamente, mas é no domingo, quando, das 9h às 16h, fica fechada aos veículos, que ela se destaca como um dos principais locais para a prática de corrida. Sua localização privilegiada, cercada por arte, música e muita cultura, faz com que a experiência de corrida seja muito mais do que um esporte, configurando um verdadeiro mergulho em tudo o que a grande metrópole tem a oferecer.

Dicas para aproveitar São Paulo enquanto corre

Para além do esporte, a corrida de rua pode ser uma forma eficaz de se conectar com a cidade. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é importante atentar-se a alguns pontos. A escolha de horários é um desses pontos fundamentais, sendo importante a priorização de horários que não sejam “de pico”, isto é, horários em que todas as pessoas estão em deslocamento. Assim, o fim do dia ou o início da manhã destacam-se como as melhores opções, especialmente se a corrida for nos espaços urbanos.

Além disso, deve-se priorizar a corrida em espaços iluminados, evitando correr sozinho durante a noite ou em locais pouco movimentados. Por fim, é importante estar atento ao tempo, que pode ser um tanto quanto imprevisível na cidade.

Conclusão

Espectadores incentivam corredores antes da última curva da São Silvestre (Esportividade)

Assim como em vários segmentos, São Paulo também é uma referência no universo das corridas. Grandes eventos, como a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, também ocorrem aqui. Isso faz com que correr em São Paulo seja uma experiência enriquecedora, seja você um iniciante, seja você um atleta em busca de melhoria de performance. A “selva de pedra” oferece opções para todos os gostos e estilos: basta identificar o seu e aproveitar.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.