3 pistas de atletismo na cidade de SP para treinar corrida ‘de rua’; uma é grátis
Asfalto, grama ou mesmo terra batida são algumas opções de pistas para os treinos de corrida de rua. Independentemente da preferência do atleta amador, pode-se afirmar que nada melhor do que fazer um treino de velocidade, como os de tiro, em uma pista de atletismo. É dividida em raias e formada por duas retas e duas curvas, totalizando 400 metros – comprimento da raia interna. Nela é possível colocar-se à prova em intervalos mais velozes. Mas também se pode “trabalhar a mente” em distâncias maiores, como 5 km ou 10 km, já que o corredor vai repetir várias e várias vezes o mesmo percurso.
Assista ao vídeo curto:
Ver essa foto no Instagram
Conheça três delas na cidade de São Paulo e como é possível treinar em cada uma delas.
Pista de atletismo do Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador)
A recém-reformada pista, localizada na zona leste de São Paulo, é uma das mais simples de ser utilizada. O uso é gratuito, e os corredores que quiserem treinar na pista de atletismo do Ceret acessarão o espaço com a carteirinha dos centros esportivos da cidade de São Paulo. A pista fica aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 20h.
O acesso só fica proibido quando o campo, que fica na parte central da pista de atletismo, é usado para partidas de futebol. Ainda não existe previsão de aulas de atletismo no local, tornando o espaço ideal para treinos livres.
Pista de atletismo do CepeUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP)
Já na pista de atletismo da USP, no campus Cidade Universitária, na zona oeste, são oferecidas aulas de corrida de rua. O espaço, frequentado por alunos, funcionários e professores da universidade, também pode ser acessado por pessoas que não estejam diretamente ligadas à USP, mas que queiram correr.
Por causa disso, diferentemente da pista de atletismo do Ceret, o usuário devidamente matriculado no CepeUSP só poderá entrar na pista em dias e horários preestabelecidos das aulas. Geralmente, abrem-se vagas para os cursos de atletismo duas vezes ao ano, e a próxima abertura está prevista para janeiro de 2025. O valor do curso semestral é de R$ 493.
Pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)
Voltada para jovens atletas e atletas de alto rendimento, a pista de atletismo do Centro Olímpico, localizado no complexo onde fica também o parque das Bicicletas, na zona sul, é o local ideal para crianças e jovens ingressarem no atletismo. O espaço conta com a única pista oficial no país considerada “class 1” – pista contendo oito raias que pode receber competições nacionais e internacionais –, certificada em 2024 pela World Athletics, entidade internacional máxima do esporte.
Aos jovens futuros atletas que queiram participar das “peneiras”, é possível acompanhar a divulgação das datas pelas redes sociais do COTP.
Existe, ainda, outra possibilidade de utilizar a pista do Centro Olímpico. O local pode ser alugado, por meio de decreto municipal, para treinos e eventos. Algumas assessorias esportivas, como a Spadotto Team, realizam treinos lá.
De acordo com o treinador Wagner Spadotto, a escolha de treinar corrida em uma pista de atletismo é estratégica. “Com um piso sem variações e espaço reduzido, conseguimos ter um olhar mais crítico no treino dos atletas”, diz.
Ele, que treina a equipe às segundas-feiras, das 6h às 7h, revela também que o tipo de piso da pista diminui o impacto durante a corrida. “A pista ainda oferece um maior controle dos treinadores em relação ao tempo e à intensidade do estímulo nos corredores”, avalia. A assessoria está com a agenda aberta para novos alunos.