Em Copenhague, na Dinamarca, maratona é convite para ‘correr’ atrás de atletas
Fazer uma maratona é um dos grandes desafios para quem gosta de correr. Participar de algumas delas fora do país, como a de Copenhague, além de fugir da obviedade das Majors, é um convite aos espectadores para percorrer as ruas da cidade seguindo, como uma espécie de mapa turístico, o percurso da prova de 42,195 km. Foi assim na capital dinamarquesa, na Europa, em 5 de maio de 2024.
Com o aplicativo da Copenhagen Marathon era possível favoritar o atleta que participava da corrida e acompanhar o trajeto dele ao vivo. Além disso, quem assistia ao evento também conseguia se localizar no mesmo app, facilitando o deslocamento para os pontos de encontro. Ainda era possível ver ao vivo pelo YouTube a chegada deles.
Pelas ruas, pessoas dos “quatro cantos do mundo” assistiam à passagem dos atletas. Bandeiras de diversos países eram agitadas pelo público. E não só isso: cartazes com frases de incentivo também podiam ser vistos aos montes. Pensando nessa ideia, a Nike, uma das patrocinadoras, fez uma das ativações de marca mais interessantes da prova, disponibilizando cartazes com dizeres como: “Sorria. Lembre-se: você pagou para fazer isso” ou “Você está quase lá. Tipo isso”.
O mapa físico do percurso também foi produzido de forma que, ao dobrá-lo em várias partes, se transformava em um instrumento que fazia barulho quando batido contra a mão.
Em diversos pontos por onde os atletas passavam, havia também atrações musicais que, com a torcida, ofereciam aquela força a mais, algo tão necessário em alguns momentos durante uma maratona. Um desses casos foi a presença de um DJ na ponte da Rainha Louise.
A prova ainda foi a outros pontos bem turísticos da cidade, como o Tivoli, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, ou ainda o Børsen, prédio da antiga bolsa de valores que, em abril de 2024, foi quase completamente destruído após um incêndio no local.
Ou, ainda, o fatídico “muro” (termo usado para representar momento de grande dificuldade) que muitos atletas enfrentam na prova após o km 30 foi recriado pela Nike como uma barreira de água.
Todos esses locais, em maior ou menor distância, utilizando algum meio de transporte, como trens ou bicicletas, ou ainda caminhando pelas ruas de uma cidade praticamente plana, podiam ser facilmente alcançados pelos espectadores da Maratona de Copenhague, se tornando um atrativo a mais percorrer as ruas atrás dos atletas e, por fim, encontrá-los na linha de chegada.
Assista ao vídeo curto da Copenhagen Marathon de 2024:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais sobre a maratona dinamarquesa (visão de corredor):
Maratona de Copenhague, na Dinamarca, une corredores dos ‘4 cantos do mundo’
A cobertura da Maratona de Copenhague integrou uma série de três que o Esportividade faz na Europa nos meses de abril e maio de 2024. A Vienna City Marathon, em 21 de abril, foi a primeira delas; a ING Night Marathon Luxembourg, em 11 de maio, sábado, será a última.
Nas três maratonas, o Esportividade é apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, teve ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. Andrei e Renata se prepararam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo conta também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.
Nesta temporada, o guia esportivo mostra como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.