São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 26/12/2022

Eleição de melhor corrida tem estreante campeã; qual foi a vencedora de 2022?

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Trio Esportividade na Centauro Reveza (Bruno Nunes Da Silva/Fotop)

Depois de, em decorrência da pandemia de covid-19, ficar duas temporadas sem eleger a melhor corrida do ano, o Esportividade volta em 2022 a escolher a que se destacou. As que são elegíveis são as 21 que contaram com a participação do guia esportivo de São Paulo. Uma estreante foi a vitoriosa neste ano, a Centauro Reveza Adidas. A São Silvestre ainda será realizada em 31 de dezembro, mas, por toda sua tradição, pode ser considerada hors-concours, um ponto fora da curva.

Filipe abriu a prova para o Esportividade (André Assumpção/Fotop)

E por que a Centauro Reveza mereceu esse título? Uma combinação de fatores explica essa conquista, e o preponderante foi o ineditismo: além de ter sido uma prova de revezamento de atletas, foi de revezamento de percursos, dois deles nas avenidas dos arredores do Ibirapuera e dois deles montados no interior do parque.

Andrei em trilha do Ibirapuera durante Centauro Reveza (Jefferson Tavolasse/Fotop)

“Em vez de utilizar apenas vias do entorno do mais famoso parque da cidade, a Centauro Reveza Adidas propiciou aos atletas uma experiência que a maioria deles nunca tinha tido: disputar uma prova dentro do Ibirapuera – a Corpore organizava alguns eventos lá até 2008, quando a maior parte dos atletas atuais ainda não corria”, escrevemos em 12 de setembro de 2022, segunda-feira pós-evento.

Filipe Rodrigues, Andrei Spinassé e Daniel Fontoura, trio Esportividade (Luciana Oluvres/Fotop)

A prova foi disputada por duplas, trios e quartetos, com cada integrante correndo no mínimo 5,275 km e, no máximo, 10,55 km. Foram atletas de trios os que experimentaram tudo o que o evento podia lhes oferecer: no quarto e último percurso – que em sua maior parte foi asfaltado, mas, no fim, incluía trilhas do parque –, não adiantava os três correrem de forma separada, pois o tempo do mais lento deles que seria computado. Era melhor, então, correr lado a lado.

O evento foi organizado pela X3M (empresa do Grupo SBF, o mesmo da Centauro), que é mais conhecida por estar à frente da Uphill Marathon. O preço foi outro fator que fez o Esportividade eleger a Centauro Reveza a melhor corrida de 2022: com cupom de desconto, cada inscrição era vendida por R$ 63,63, e camiseta da Adidas fazia parte do kit.

Daniel corre na avenida Rubem Berta (Wallace Andrade Galdino/Fotop)

Daniel Sciacco Fontoura, integrante do trio Esportividade, disse à época: “Deu até vontade de ficar mais tempo na ‘arena’ do evento, com cerveja, massagem, gravação de medalha, foto 360º e show do Rodrigo Santos [ex-baixista do Barão Vermelho]. Não deu para aproveitar tudo, mas o bom de haver muita coisa é que, mesmo que você pegue fila [e existia fila, especialmente na retirada de medalha], as pessoas acabam não se concentrando em um único lugar”.

Participantes iniciam ou terminam seu percurso da Centauro Reveza (Esportividade)

Ainda houve etapas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, mas a que deu a vitória à Centauro Reveza foi a de São Paulo mesmo. Não foi um evento tecnicamente perfeito, porém o que a X3M entregou foi o suficiente para que sobressaísse. E, na segunda-feira (12), os participantes ainda puderam baixar de forma gratuita todas as suas fotos graças a uma parceria com o Fotop.

E qual foi a melhor corrida de 2022 para você? Deixe abaixo seu comentário ou faça-o em nossa página no Facebook.

Comentários


  • Regiane Suela disse:

    Realmente mereceu ganhar.
    Na prova de BH fiz questão de ir até a organização e elogiar.
    Ótima estrutura, pessoas educadas e animadas que trabalharam com uma empolgação incrível.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.