São Paulo - região metropolitana
Vida em movimento 19/01/2015

Dez resoluções para você ganhar saúde e autoestima neste ano de 2015

Por Aline Chrispan

8052163221_ccc962a70b_z

Promessas, simpatias, objetivos. Cada pessoa tem um jeito particular de dar boas-vindas a 2015, desejando que o novo ano traga boas surpresas. Entre as metas pessoais e profissionais, existe uma série delas capaz de garantir saúde e, de quebra, elevar a autoestima. Para quem deseja mudanças e conquistas, esta lista com dez resoluções pode ajudar. O melhor é que são metas possíveis, algumas delas simples. Com a saúde em dia, teremos a disposição necessária para buscar novos desafios. Confira:

1. Faça um check-up:

É importante que a consulta ao médico seja uma rotina regular de prevenção à saúde e de cuidado pessoal. Esse hábito deve ser adotado antes de serem iniciadas as práticas esportivas, sejam elas corrida, musculação, natação ou artes marciais. Algumas alterações são muitas vezes desconhecidas pelas pessoas e somente quando o coração trabalha com esforço é que elas aparecem.

2. Conheça seu corpo com avaliação física:

A orientação feita por um educador físico em qualquer prática também é um cuidado importante a ser considerado para que lesões físicas sejam evitadas. Ela objetiva avaliar o indivíduo inicialmente quanto aos níveis de capacidade cardiovascular, força e composição corporal, por exemplo. É usada como um parâmetro para que o educador responsável possa iniciar um programa de treinamento com qualidade e baseado no estado atual de condicionamento físico do indivíduo.

3. Organize sua rotina:

Em posse dos resultados do check-up e da avaliação física, é hora de organizar a rotina para incorporar a prática de exercícios, uma alimentação equilibrada e momentos de relaxamento em meio ao dia a dia agitado. Dicas: busque otimizar a qualidade de suas horas de sono, evitando trabalhar na cama ou esperar o sono vendo televisão; não saia de casa em jejum e opte por alimentos saudáveis, pois seu corpo precisa de energia ao acordar; acumule 30 minutos de atividade física diariamente com pequenas caminhadas de dez minutos ao longo do dia.

4. Decrete o fim do sedentarismo:

Um dos fatores mais desafiantes para o equilíbrio corporal não é a doença, mas sim a atividade física diária. O exercício pode ser definido como qualquer atividade muscular capaz de gerar força, perturbando, assim, o equilíbrio. A interferência acontece porque o músculo exercitado precisa de combustível estável que é produzido por meio de oxigênio, glicose, gordura e, às vezes, proteína. Os benefícios do exercício vão ser perceptíveis à medida que as mudanças no metabolismo e na composição corporal ocorram de maneira efetiva.

5. Adote um exercício:

A atividade física, se entendida como benefício e sem o peso da obrigação, pode contribuir de várias formas para o bem-estar e para a valorização da autoestima. A corrida, em especial, por seu dinamismo e por sua praticidade, torna-se estimulante e promove o convívio social. A vontade de estar ao ar livre, experimentando variados percursos, é um dos motivos que estimulam o aumento de corredores em praças, parques e ruas de todo o Brasil. Antes de iniciar os treinos, saiba que a corrida deve ser adotada progressivamente. E, para isso, comece a caminhar e, aos poucos, aumente a marcha até que o correr torne-se algo confortável.

6. Mude sua alimentação:

No processo geral de emagrecimento, caso esse seja seu objetivo em 2015, o exercício é secundário à reeducação alimentar, ou seja, ganhos efetivos vão acontecer principalmente por uma dieta e serão intensificados pela prática de exercícios. É bem comum que as pessoas envolvidas nesse processo tendam a pensar que a quantidade de calorias gastas no exercício seja maior que a ingerida nos alimentos. No entanto, a quantidade de calorias gastas em uma sessão de caminhada rápida de 30 minutos pode ser até menor que a de calorias de pequenas quantidades de alimentos. Procure o auxílio de um nutricionista nessa etapa.

7. Controle a mente:

As práticas orientais ensinam muito sobre equilíbrio, paciência, perseverança e dedicação. E, em busca de estados mentais controlados e da tão sonhada sensação de paz, as pessoas vão à procura de práticas físicas e, ao longo do tempo, percebem mudanças em sua maneira de ser e agir. O controle interno é uma descoberta pessoal e pode ser estimulado por diferentes atividades, especialmente aquelas vindas do Oriente. Seja com a adoção da meditação consciente ou por práticas que busquem o silêncio pelo movimento, como a yoga, a intenção é a mesma: esvaziar a mente das perturbações externas, das preocupações com o passado e a ansiedade diante do futuro.

8. Adeus, vício:

Refrigerante, cigarro, frituras, álcool, açúcar. Com a chegada de um novo ano, ninguém deseja repetir os erros do passado, não é mesmo? Busque romper com os vícios, sejam dependências físicas ou psicológicas. Para isso, vale a pena contar com os amigos e a família. Admitir o problema, a fraqueza, mesmo que seja a queda por doces, é o primeiro passo.

9. Qual é o seu hobby?

Desenvolva novas habilidades com atividades culturais ou esportivas. Para isso, você pode incluir as pessoas do seu meio e propor momentos gostosos de convivência com os filhos ou amigos, por exemplo. Cinema, teatro, leitura, natação, yoga e até mesmo roteiros gastronômicos são opções que unem interesses pessoais à família e aos colegas de trabalho. A proposta é somar conhecimentos e abrir sua visão de mundo.

10. Limpeza emocional:

Olhar para si, para dentro, não é um hábito ocidental. Nos grandes centros urbanos, nos é ensinado a olhar para o externo, para o tempo que corre rapidamente no relógio e para os compromissos que precisam ser cumpridos. É necessário de fato trabalhar muito para conquistar sonhos e ser quem você deseja ser. Mas quem é você? Quem deseja ser? Gasta-se tanto tempo com o pensamento “ter” que os dias viram anos e o “ser” deixa de existir.

A vida é dinâmica, mas projetar a felicidade em um futuro cheio de conquistas está muito distante do hoje. Planejar é sensato, mas viva o agora. O agora é certo. É agora.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp, mestre em ciências da saúde (área oncológica) e palestrante. À frente da assessoria esportiva Amplo Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, aborda temas que envolvem saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Amplo Movimento: www.amplomovimento.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.