A hora da virada chegou: atividades físicas mudam a vida de mulheres
Ao longo de 2015, falaremos no Esportividade sobre as inúmeras contribuições da atividade física para a saúde feminina. Além de abordarmos recentes estudos, darmos dicas de como adotar um estilo de vida saudável e indicarmos treinos, publicaremos depoimentos de mulheres que encontraram no movimento o caminho para se viver bem.
Se você (ainda) não é uma delas, não se desespere. A atividade física representa benefícios em todas as fases da vida, mesmo em condições especiais de saúde. Com cuidado e com acompanhamento, gestantes ou pacientes em tratamento do câncer, apenas para citar dois exemplos, conquistam bem-estar físico e emocional.
Como este é o texto inaugural, achei bacana dividir com vocês a minha própria história. Sempre gostei de esportes, o que me levou à faculdade de educação física. Mas é a paixão pelo movimento – e sua força transformadora – que me atrai diariamente. Trabalho com empresas, condomínios, indivíduos com saúde debilitada. São pessoas de todas as faixas de idade, mas, quando tenho contato com elas pela primeira vez, especialmente as mulheres, recolho relatos semelhantes: pessoas desmotivadas, entregues ao sedentarismo. À medida que a baixa autoestima ganha espaço, crescem também as taxas de colesterol e glicemia. Quando a luzinha vermelha acende é a hora da virada!
No momento em que surge uma esportista, o meio torna-se mais saudável. Uma mãe que precisa emagrecer passa a fazer escolhas mais saudáveis durante as compras, beneficiando toda a família. Uma chefe maratonista cria grupos de corrida na empresa, conquistando equipes motivadas e orgulhosas de suas medalhas. Notou como o movimento é transformador?
Mas algo é certo: você tem que começar! Trace uma meta, uma data, cerque seu objetivo para ele não escapar em meio à rotina agitada. Sempre gostei de esportes, verdade, mas não tive incentivo desde cedo e passei boa parte da adolescência sem pensar que teria vocação para qualquer modalidade. Foi aí que eu conheci a natação e pronto: fui mordida pelo bichinho (saudável) do movimento. E, felizmente, a vida saudável é viciante. Da natação, fui para o taekwondo, corrida, yoga, sempre mirando a próxima atividade.
Conhece alguma amiga que mudou radicalmente após adotar uma vida saudável? E não foi só o guarda-roupas que sofreu mudanças, certo? Além do sorriso e da confiança ressurgirem, o organismo também tem bastante a comemorar. Confira, abaixo, alguns dados que comprovam os benefícios da atividade física para as mulheres:
- Guerra hormonal: o exercício regular ajuda a equilibrar os níveis gerais de hormônio e, dessa forma, torna-se um grande aliado para as alterações femininas relacionadas ao ciclo menstrual.
- Grávida e ativa: a atividade aeróbia, na intensidade de leve a moderada, é indicada para mulheres que tenham uma gestação saudável. Ela atua na manutenção do peso corporal e também na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças associadas à gestação, como depressão pós-parto, diabetes gestacional e incontinência urinária. Os exercícios de força contribuem para melhor suporte do aumento de peso e diminuição das dores da coluna lombar.
- Prevenção de câncer: pesquisas demonstram que praticar exercício de forma regular diminui o risco de desenvolvimento de câncer de mama e endométrio devido à modulação da produção, excreção e metabolismo dos hormônios sexuais.
- Menopausa: atividades como yoga e caminhada promovem diminuição das ondas de calor, fadiga, distúrbios do sono e variações de humor.
- Controle e manutenção do peso corporal: é importante lembrar que o percentual de gordura para mulheres deve acompanhar a faixa etária, variando entre 17% e 23% até os 45 anos, sendo que a circunferência da cintura não deve exceder 80 centímetros. Quanto maior a cintura, maior o risco de desenvolver doenças.
Preciso dizer mais diante de tantos argumentos científicos? Bom, considere este texto como a nossa primeira aula, ok? O que toda professora mais busca é uma aluna disposta às mudanças. Se você é uma delas, acompanhe nossos textos e não esqueça de dividir suas experiências conosco. Sua história pode inspirar muita gente!
Se quiser colaborar conosco escreva para [email protected].
Sobre Aline Chrispan
É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp, mestre em ciências da saúde (área oncológica) e palestrante. À frente da assessoria esportiva Amplo Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, aborda temas que envolvem saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Amplo Movimento: www.amplomovimento.com.br.