Água ou isotônico: qual é o melhor para sua hidratação?
Hoje nas academias é muito frequente a dúvida sobre qual é a melhor opção de hidratação durante e depois dos treinos. Considerando-se que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício, principalmente pelo suor (sudorese), nossa ingestão hídrica deve ser aumentada para que a desidratação não interfira no funcionamento do nosso organismo e no desempenho do treino.
Sendo assim, a hidratação deve ser feita desde o início da atividade, porque não importa apenas o quanto você ingere, mas também a frequência. Até porque a sede é um sinal tardio de desidratação (o corpo está pedindo água).
Em qualquer atividade física, não existe a necessidade de que a hidratação seja feita com algo além da água, a não ser que essa atividade ultrapasse uma hora. Isso porque as reservas glicêmicas do nosso organismo seriam suficientes para manter a glicemia sanguínea em níveis aceitáveis; porém, ultrapassada essa duração, as bebidas esportivas que contenham apenas carboidrato seriam as alternativas mais interessantes para fornecerem substratos energéticos que retardariam a fadiga durante a atividade.
E os isotônicos? Para que não haja confusão, bebidas isotônicas são chamadas assim por conterem uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Elas contêm também carboidrato que reduzem o esvaziamento gástrico, por isso sua ingestão só é aconselhada para atividades com durações maiores.
O objetivo da ingestão dos eletrólitos dos isotônicos é a reposição do que foi perdido no suor. A reposição eletrolítica evita perdas de sódio, que por sua vez ajuda a reter a água no organismo. Os carboidratos, por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.
A temperatura ambiente e o tecido das roupas utilizadas nos treinos também colaboram para manter uma boa hidratação.
Então não se esqueçam:
- Não espere a sensação de sede chegar, isso significa que você já esta desidratado;
- Escolha horas mais amenas para exercitar-se ao ar livre ou academias climatizadas;
- Utilize roupas que permitam a evaporação do suor.
E bons treinos.
Sobre Alexsander Whitaker
É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.