Brasil tende a se tornar o país com o maior número de academias em breve
Um levantamento do Sebrae indica uma tendência que, se for mantida, vai fazer o Brasil assumir a primeira posição do ranking mundial de número de academias. Atualmente, o país só tem menos empresas nesse segmento que os Estados Unidos, mas, enquanto a quantidade de empreendimentos norte-americanos é praticamente estável há três anos (cresceu apenas 0,7% de 2009 a 2012), o número de empresas do tipo no Brasil aumentou 29% no mesmo período.
O Brasil, segundo o Sebrae, tem uma proporção per capita de academias superior à norte-americana. Nos Estados Unidos há um estabelecimento para cada 10,5 mil norte-americanos; já aqui no Brasil essa proporção é de uma academia para cada 9,1 mil pessoas. Em números absolutos, os EUA contam com 29.960 empreendimentos, e são 21.760 os negócios brasileiros.
Um diagnóstico sobre o setor feito pelo Sebrae revela que as 21.760 academias brasileiras têm 2,8 milhões de alunos matriculados. O segmento gera aproximadamente 317 mil empregos formais para profissionais de educação física e movimenta cerca de R$ 2,45 bilhões por ano.
O crescimento de 29% em três anos representou a criação de 4.948 novos negócios no período. O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, analisa que “o setor não está tão vulnerável às oscilações da macroeconomia graças a vários fatores, como a popularização da prática de esportes, a cultura brasileira que valoriza a boa aparência e forma física, o aumento da expectativa de vida da população e a nova composição de classes socioeconômicas no país”.
Mas ainda existe muito espaço para crescimento de receitas, já que o Brasil está apenas em décimo lugar nesse aspecto do ranking mundial.
Das 21.760 academias do país, 99,75% são micro ou pequenas empresas. De 2010 a 2013, foram realizados pelo Sebrae quase 21 mil atendimentos para 10.925 empresas. “O segmento de academias ainda atende apenas 1,4% da população brasileira, o que mostra um grande potencial de mercado. Porém, para isso, as academias precisam se profissionalizar”, afirmou Luiz Barretto.
Estado de São Paulo na dianteira
Um total de 68% (14.805) das empresas desse setor no país estão concentradas em seis Estados, sendo três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), dois do Sul (Rio Grande do Sul e Paraná) e um do Nordeste (Bahia).
São Paulo é o campeão nacional em número de academias, possuindo com 6.349 empreendimentos; na região Sudeste, chama atenção o fato de Minas Gerais ter um número de empresas maior que o Rio de Janeiro – 2.294 contra 1.969, respectivamente.
Dicas para você que vai à academia:
Bikes e esteiras estão ocupadas? Simulador de escada é uma alternativa
Ortopedista explica as lesões mais comuns de quem pratica musculação
Confira quais características os tênis devem ter para a prática de esporte
Fortaleça as panturrilhas e minimize o risco de se lesionar em corridas
Corredor deve priorizar treinos de musculação que sejam de resistência