Fortaleça as panturrilhas e minimize o risco de se lesionar em corridas
A panturrilha é uma das regiões mais utilizadas pelos corredores e é responsável por receber todos os impactos da corrida, por sustentar a articulação do joelho, pelas forças inicial e final das pisadas.
Muitas vezes a deixamos por último num treino ou não realizamos exercício específico algum, mas esse é um erro grave e que pode comprometer essa musculatura. A panturrilha fortalecida ajuda a evitar lesões durante a corrida. Quando a panturrilha está enfraquecida todo o impacto vai para os joelhos, causando vários danos a essa articulação. Todos os exercícios feitos para a panturrilha têm biomecanicamente a mesma função, mas a variação das séries estimula o sistema nervoso a fazer uma leitura diferente de cada exercício.
A variação sempre é benéfica; existem muitos exercícios que trabalham a panturrilha: um deles, supersimples, é feito com o peso do corpo em degrau. Três séries com 30 repetições são suficientes na sua programação. Com a devida orientação, esse exercício simples pode ajudar a fortalecê-la.
A corrida trabalha intensamente esse músculo, mas muitas vezes não é o suficiente, principalmente pela importância que ela tem para outros objetivos e para o condicionamento global.
A panturrilha impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores. Quando a panturrilha está fortalecida o processo de circulação é mais rápido. Esse grupo muscular sustenta as pessoas em pé e trabalha muito durante uma caminhada; imagine, então, em uma corrida.
Por isso, não ignorem na sua série o exercício prescrito para essa pequena e importante região muscular.
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br