Corredor deve priorizar treinos de musculação que sejam de resistência
Olá, pessoal. Como adepta declarada da musculação sempre encontro mil motivos para falar dos seus benefícios. Hoje venho ressaltar a sua importância para os treinos dos corredores.
A musculatura é a grande responsável pela qualidade de articulações, tendões e ligamentos. Se ela estiver forte há uma maior qualidade de contração e consequentemente proteção para o corpo.
Com o trabalho adequado de fortalecimento muscular, o corredor pode driblar dificuldades como transição de terreno ou até mudanças meteorológicas, pois, no geral, haverá ganho de resistência. Com aumento da massa muscular (também conhecida como a massa magra), melhoramos a capacidade de o músculo armazenar energia e, consequentemente, há melhora na captação de oxigênio, que, por sua vez, gera mecânica do movimento e uma melhor performance na corrida.
O tipo de treino mais recomendado para este caso é o de resistência, ou seja, que prioriza o numero de repetições. Gera maior trabalho da resistência anaeróbia do músculo, resultando no aumento do tônus muscular. Cargas elevadas só sobrecarregarão o corredor, fazendo aumentar o risco de lesões.
Lembrando que é muito importante treinar o corpo todo, não só a parte inferior. Os membros superiores garantem melhor estabilidade articular, protegendo todos os músculos que sofrem com o impacto da corrida.
Um abdômen fortalecido melhora a postura e o equilíbrio do corredor. A musculatura peitoral e as costas também estão envolvidos na melhoria da performance, pois atuam diretamente na técnica do movimento, economizando energia.
Por enquanto e só… Em breve falarei sobre uma série bacana para fazer bem rapidamente e ajudar na corrida.
Beijos e até!
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br