São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 25/09/2023

Com placa, Saucony Endorphin Pro 3 passa no teste do dia mais quente do ano

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Andrei usa Saucony Endorphin Pro 3 na Bimbo Global Race (Rodrigo Benito/Fotop)

Quando calcei primeira vez o Saucony Endorphin Pro 3, na loja Velocità de Moema, em São Paulo, o modelo me “caiu como uma luva”. Gostei tanto dele que o pessoal da Velocità fez questão de me enviar um par com um grande objetivo: minha participação na La Voie Royale, meia maratona com chegada no Stade de France – estádio da final da Copa do Mundo de 1998 e olímpico, do atletismo, em 2024 –, em Saint-Denis, região metropolitana de Paris, em 5 de novembro de 2023, uma semana depois da Maratona de Frankfurt, na Alemanha, da qual também vou participar.

A seis semanas da corrida francesa, decidi colocar o Endorphin Pro 3 à prova na cidade de São Paulo mesmo. E o domingo não poderia ser mais desafiador: o dia mais quente do ano até então. A largada dos 10 km da Bimbo Global Race foi autorizada com 23,2ºC, temperatura que já estava em 26,1ºC uma hora depois. Apesar disso, em momento algum meus pés sentiram-na. O Saucony Endorphin Pro 3, com cabedal que é uma tela, deixando o ar passar, e com três furos circulares na lingueta, mostrou-se bastante respirável.

Na esteira, já havia sentido o retorno de energia proporcionado pela placa de carbono, mas ainda não tinha conhecimento suficiente a respeito da estabilidade do modelo da marca norte-americana, fundada em 1898. Contornei as curvas do Pama, no Campo de Marte, sem oscilações. Nesse aspecto, é totalmente diferente do Adizero Prime X com o qual fiz três maratonas: o adidas, mais alto, claramente foi feito para correr em linha reta, onde mostra todo o seu potencial.

Placa de carbono do Saucony Endorphin Pro 3 proporciona retorno de energia (Lucas Carvalho Orofino/Fotop)

Quanto ao desempenho, o Saucony Endorphin Pro 3 entregou o que se esperava dele. Pelo fato de as provas-alvo serem a Maratona de Frankfurt e a La Voie Royale e devido ao calor, fui mais conservador na Bimbo Global Race. Durante a Bimbo, mantive um ritmo forte – para meus padrões atuais, é claro –, de cerca de 4min19s por km, e não fortíssimo. Quando realmente acelerei, no sprint final, a resposta do Endorphin Pro 3 foi imediata.

A próxima prova do meu Saucony Endorphin Pro 3 será em Saint-Denis. Curiosamente, existem várias ligações da região do Campo de Marte com Paris, todas elas referências a Santos Dumont: a avenida que leva o nome dele, a praça Campo de Bagatelle (onde, em Santana, fica o monumento 14-Bis; Bagatelle é uma menção ao lugar parisiense em que Dumont voava) e o Champ de Mars (área verde localizada diante da torre Eiffel).

Saiba mais sobre o Saucony Endorphin Pro 3 no site da Velocità: clique aqui.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo na esteira de uma loja, como as da Velocità, para tomar uma decisão mais assertiva.

Comentários


  • Minha primeira vez na corrida contra o câncer
    Amei participar ❤️❤️❤️

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.