São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 17/07/2014

Você pode ajudar seu metabolismo a acelerar; veja dicas sobre o que fazer

Por Dra. Tatiana Cunha

4266595533_4efb0cd3d1_z

As transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo e que produzem energia para seu funcionamento têm o nome de metabolismo. Há mitos sobre o tema, e esclareceremos alguns. É comum ouvirmos que o “metabolismo é lento” e a idade está relacionada com essa lentidão. Desacelera em torno de 2% por década, e essa desaceleração é atribuída à perda de massa muscular e ao ganho de gordura – e alterações hormonais podem estar presentes. É bem verdade que uma medida assertiva é dizer não ao sedentarismo e investir em treinamento de resistência para atenuar a queda da taxa metabólica.

Também é comum ouvirmos que “eliminar peso é mais difícil para mulheres”. É verdade porque o metabolismo das mulheres é em torno de 5% a 10% menor se o compararmos ao de homens do mesmo peso e da mesma altura. Ou seja, nós mulheres levamos uma certa desvantagem.

O que fazer para driblar ou acelerar esse metabolismo que sofre tantas influências e poder contribuir para o tão sonhado peso ideal? Uma substância que aumenta a taxa metabólica basal em torno de 10% a 30% por um período de 1 a 3 horas é o habitual cafezinho. Podemos usar o efeito termogênico dos alimentos. É só incluirmos esses alimentos, como pimenta, gengibre, chili e mostarda, na dieta e já ajudaremos o nosso corpo a acelerar o metabolismo.

Sabemos que vários são os fatores que interferem no efeito termogênico dos alimentos, como o tamanho e a composição das refeições, a resistência à insulina, a atividade física e o envelhecimento.

É importante nós sabermos que o horário dessas refeições também tem sua influência. A principal refeição deve ser o café da manhã, e a explicação é que a termogênese nesse horário é mais alta que à tarde. Você prefere abusar no jantar? A noite é o pior período para esse excesso: a termogênese declina.

O horário do jantar se aproxima… Essa receitinha abaixo é para contribuir com o metabolismo e uma boa noite de sono!

Alface americana recheada

Ingredientes: duas folhas de alface americana, duas colheres de sopa de arroz integral cozido, duas colheres de sopa de quinua cozida, duas colheres de sopa de salsinha picada, uma colher de sopa de cebola roxa picada, uma colher de sopa de pimentão amarelo picados, quatro colheres de sopa de cogumelos frescos picados e ervas à gosto.

Modo de fazer: untar com o pincel uma panela com óleo de coco e dourar os cogumelos, acrescentar a cebola, o pimentão, o arroz, a quinua, a salsinha e as ervas à gosto. Retirar do fogo e acrescentar azeite de oliva extravirgem.

Montagem: rechear as folhas de alface e enrolar como trouxinhas.

Sobre a Dra. Tatiana Cunha

Com atuação em clínicas em São Paulo e Campo Grande (MS), é médica, pós-graduada em endocrinologia e modulação hormonal e especializada em nutrologia clássica e computadorizada, nutrologia médica esportiva e pós-graduada em endocrinologia e terapêutica da obesidade. É muito procurada para os tratamentos endócrinos por seu vasto conhecimento na área e por resultados efetivos. O site dela é o tatianacunha.com.br. Blog: clinicatatianacunha.blogspot.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.