Tênis de corrida da Reebok: Floatride Energy 5 destaca-se pela versatilidade
É natural que, ao pensar em Reebok, corrida de rua não seja a primeira coisa que vem à cabeça. Afinal, a marca, que nos anos 1990 era muito popular no Brasil, colocou bastante foco em outros públicos, como praticantes de CrossFit e lutadores de MMA – chegou a patrocinar o UFC quando estava sob controle da adidas –, nos anos 2010. Mas, aos poucos, agora sob gestão da Authentic Brands, volta a se aproximar de uma variedade maior de esportistas, como os corredores amadores. E o Reebok Floatride Energy 5, lançado em 2023, é a prova disso.
Já nos primeiros passos do primeiro treino com ele, o modelo mostrou a que veio: me deu estabilidade ao correr em calçadas esburacadas de São Paulo. Certamente não é o tênis de corrida mais rápido e responsivo com o qual já corri – não possui placa de carbono –, mas está entre os mais polivalentes, digamos assim, e confortáveis. O corredor encontra no Floatride Energy 5 uma opção para treinos e provas em condições diversas e até incertas.
O treino de domingo, do parque da Aclimação ao parque do Povo, foi um exemplo de sessão com grande variedade de pisos. A primeira metade dos 21,1 km foi toda ela em calçadas. E com muitos buracos. E a placa de TPU, posicionada na parte média dos pés, cumpriu seu papel de proporcionar estabilidade. Chegando ao parque do Povo, onde o piso é mais homogêneo, senti o Floatride Energy 5 macio, sem pisadas “secas”, o que me ajudou a concluir o treino de meia maratona – eu não estava em um dos meus melhores dias.
É necessário mencionar que, ao calçá-lo, notei o cadarço curto demais, e optei por abrir mão do último furo para ganhar um pouco mais de comprimento.
Farei o grande teste de velocidade do Floatride Energy 5 na Reebok Extra Mile, correndo 4,8 km na Cidade Universitária, no Butantã, às 18h de 9 de dezembro de 2023, sábado. Dificilmente conseguirei vaga para disputar a milha final, na pista de atletismo do CepeUSP, mas não por causa do tênis, e sim do nível da prova, que promete ser alto. O evento é uma parceria da Beta Sports com o Grupo Aste, operador da marca no Brasil há pouco mais de um ano.
Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo na esteira de uma loja, como as da Velocità, para tomar uma decisão mais assertiva.