São Paulo - região metropolitana
Esporte 29/07/2023

Surfe na piscina, Pilates na grama: aulas diferentonas disponíveis em ClassPass

Por Renata de Sá, repórter do Esportividade

Surfa Sampa: aula de surfe na piscina (Divulgação)

Com a correria do dia a dia e uma rotina agitada, tentando mesclar trabalho, estudos e uma vida mais saudável, é inevitável que aquela sensação de ter caído na rotina de treinos atinja algumas pessoas. De olho em um público que curte praticar exercícios físicos, mas que quer vivenciar uma experiência singular, academias e studios têm apostado em aulas fora do convencional. ClassPass (clique aqui) proporciona que você participe delas.

Salas vermelhas, verdes e até amarelas… Já pensou em escolher uma aula não apenas considerando o tipo de treino, mas também como aquela cor age diretamente no seu corpo? Essa é a proposta que vem se tornando “febre” nas academias e transformando aquela aula basicona de funcional em algo superdinâmico.

Sala vermelha, espaço para “tiros” na esteira e exercícios funcionais, da Bio Ritmo (Divulgação)

Uma dessas salas é a red room (sala vermelha, em tradução livre), onde são realizadas aulas que mesclam “tiros” na esteira e exercícios funcionais. Em 45 minutos de aula, por exemplo, o editor do Esportividade, Andrei Spinassé, chegou a correr três quilômetros durante os revezamentos.

Editor e repórter do Esportividade completamente energizados após a aula na sala vermelha (Esportividade)

As tais luzes são projetadas para deixar o ambiente mais quente, fazendo com que o corpo sue mais. Segundo Julia Caprio, professora da academia Bio Ritmo, a proposta é aumentar a potência dos treinos, deixando o metabolismo um pouco mais acelerado. “Em uma única aula, é possível ter uma queima calórica de até 500 calorias”, conta.

Já para quem procura algo mais tranquilo e relaxante existem aulas que são completamente o oposto. Como é o caso do Pilates na grama. Os aparelhos do E+C Exercício e Ciência, no Itaim Bibi, são montados em uma espécie de sala-jardim, proporcionando o contato direto dos pés com o mato. Entre uma troca e outra de aparelho, é possível caminhar pela grama ou pelo cascalho, e a sensação pode ser realmente incrível.

Espaço para a prática de Pilates na grama no E+C Exercício e Ciência – Exercício e Ciência (Divulgação)

Chamadas de grounding (aterramento, em tradução livre), as aulas criam uma conexão entre o corpo e a natureza. O ambiente inteiro foi projetado – das paredes ao teto – para proporcionar uma sensação de relaxamento e equilíbrio.

Enquanto a equipe do guia esportivo praticava alguns dos exercícios no cadillac (aparelho do Pilates que se assemelha a uma cama), era possível enxergar, através do teto transparente, as folhas de uma árvore balançando; em outro momento, uma samambaia quase podia ser tocada – tamanha a proximidade com os aparelhos.

Andrei no reformer do Studio E+C – Exercício e Ciência (Esportividade)

As aulas estão disponíveis para assinantes de ClassPass de qualquer parte do mundo. A equipe do Esportividade fez a aclimatação em Lisboa, em Portugal, utilizando academias e studios parceiros de ClassPass, antes da Maratona Internacional de Praga, na República Tcheca, em maio de 2023.

Aula de surfe na piscina do Surfa Sampa (Divulgação)

Agora se você é mais praieiro e gostaria de aprender a pegar uma onda, que tal aprender a surfar em uma piscina? O projeto Surfa Sampa quer incentivar a prática esportiva até mesmo de quem mora longe de uma praia e não consegue treinar o tempo todo no mar. Intitulados uma “escola de ondas”, além das aulas surfe, eles oferecem stand up paddle e bodyboard.

Durante as aulas, são desenvolvidas técnicas de apneia, remada, natação, sobrevivência e, é claro, o drop, que é quando o surfista sobe na prancha. De acordo com Priscila Piccirillo Leite, professora do Surfa Sampa, a grande vantagem do treino na piscina é a possibilidade de controlar o ambiente. “Na piscina, podemos trabalhar o condicionamento físico, o emocional e a técnica do aluno de forma segura”, diz.

Existe um ditado que diz que não é água com açúcar que acalma, mas a com sal. E é lógico que, após o treinamento inicial, os novos surfistas são “batizados” no mar. A equipe do Surfa Sampa leva os alunos, em encontros quinzenais ou mensais, para praticar a modalidades em águas abertas. Boraceia e Peruíbe são os locais mais frequentados por causa do tipo de formação das ondas e da própria geografia dessas praias. “Já levamos quase 80 alunos para o mar de uma só vez”, revela Priscila.

Alunos do Surfa Sampa praticam no mar o que aprenderam na piscina (Divulgação)

As aulas de surfe na piscina (com a possibilidade de prática no mar) são voltadas para qualquer pessoa a partir de 12 anos e dadas em academias diversas em São Paulo. O Surfa Sampa pode ser encontrado pelo site ou aplicativo ClassPass.

Essas e outras aulas superdiferentes, como hot yoga, circo e pole dance, estão disponíveis aos assinantes ClassPass. A plataforma é baseada na vacância, isto é, academias e studios, por exemplo, abrem vagas para aulas e horários em que ainda existe espaço para mais praticantes, e os assinantes utilizam o crédito adquirido para reservar sua vaga.

O esportista participa da atividade sem compromisso adicional com o estabelecimento, e os leitores do Esportividade podem usar de graça (clique aqui), por 14 dias, a plataforma, podendo gastar 30 créditos de forma gratuita.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.