Prova Ciclística 9 de Julho deixa de ser gratuita e cobra R$ 195 de atletas
A Prova Ciclística 9 de Julho deixou de ser gratuita aos participantes em 2017, ano da 71ª edição. Os ciclistas interessados necessitarão pagar R$ 195 para se inscrever no evento. No ano passado, não era cobrada a taxa de inscrição pela Fundação Cásper Líbero.
Os atletas aspirantes, federados e de elite podem confirmar presença por meio do site www.gazetaesportiva.com/corrida9dejulho. Deverão ser feitas até 12 de junho ou antes de o limite de 4 mil participantes ser alcançado. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm 50% de desconto.
O evento
Uma das mais tradicionais disputas do ciclismo nacional, a Prova Ciclística 9 de Julho, voltou às vias de São Paulo em 2015; em 2017, o feriado estadual cai em um domingo. Para ela serão fechadas algumas das principais ruas e avenidas da capital paulista, e a largada e a chegada ocorrerão na avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club de São Paulo. Dia 9 de julho é o de aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
A prova, da qual a detentora dos direitos é a Fundação Cásper Líbero, a mesma da São Silvestre, é aberta para atletas federados e não federados.
Os ciclistas passarão por alguns dos principais parques da cidade de São Paulo, como o Ibirapuera, o do Povo e o Villa-Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim e das avenidas Juscelino Kubitschek, Lineu de Paula Machado e Professor Fonseca Rodrigues.
O pelotão de aspirantes vai abrir a disputa: largada às 6h45 (às 6h50 para mulheres) e duas voltas em um circuito de 22,7 km a serem concluídas até as 8h45 (embora, na prática, eles tenham 90 minutos para a conclusão). A elite masculina sairá às 9h e terá de completar cinco voltas. Logo em seguida, às 9h02, ciclistas federados percorrerão 4 voltas. O pelotão de elite feminino e da federadas terá a sua largada autorizada às 9h05, sendo necessárias três voltas, sempre tendo na região do Jockey Club de SP os marcos inicial e final.