São Paulo - região metropolitana
Pilates 21/08/2023

Pilates no ‘columpio’ (aéreo ou suspenso) cresce nos studios e academias de SP

Por Renata de Sá, repórter do Esportividade

Professora de Pilates Priscila de Oliveira Ribeiro explica exercício no ‘columpio’ (Esportividade)

Para atraírem novos alunos, studios e academias da região metropolitana de São Paulo têm incluído as aulas de Pilates em sua programação e, buscando “surfar na onda” das novidades, o Pilates no columpio, também conhecido como Pilates aéreo ou Pilates suspenso, ganha adesão dos que procuram mais condicionamento físico e estabilidade corporal durante a prática.

Equipe do guia esportivo treina Pilates no ‘columpio’ (Esportividade)

Formado por tecidos presos ao teto que possibilitam a execução do Pilates aéreo, o columpio requer mais autocontrole corporal do praticante, já que, diferentemente dos outros aparelhos, os tecidos não são estáveis. Além da necessidade de uma coluna forte, o praticante deve preparar o core para os movimentos. É o que diz a fisioterapeuta e professora de Pilates da Aquasport, na Vila Madalena, Priscila de Oliveira Ribeiro. “No columpio, você gera uma força maior no corpo durante a prática e acaba vencendo a sua própria resistência”, afirma.

Andrei e Renata executam exercícios de equilíbrio (Esportividade)

Há quem “torça o nariz” para algumas práticas esportivas como o Pilates, o yoga e até mesmo a meditação. Ou mesmo que custe a identificar tais ações como atividades benéficas para um bom desempenho durante as corridas de rua. O maratonista e editor do Esportividade Andrei Spinassé conta que precisou fazer mais força que o habitual, principalmente nos exercícios de equilíbrio. Praticante de Pilates há mais de sete anos, ele sentiu a diferença entre os aparelhos tradicionais e o tecido. “No columpio, você fica mais instável e, para compensar, é necessário ‘ativar’ bem mais o abdômen”, afirma ele – ao lembrar que essa é uma das expressões mais usadas pelos professores no Pilates.

Andrei durante o desenvolvimento de alguns exercícios de força no Pilates aéreo (Esportividade)

Preparando-se para mais uma maratona (a quarta do ano), a de Frankfurt, na Alemanha, que ocorrerá no dia 29 de outubro de 2023 (cobertura que conta com o apoio de ClassPass, Frankfurt Marathon e Velocità), Andrei, além da musculação e dos treinos de corrida, não abre mão do Pilates como uma ferramenta poderosa para encarar o desafio. “Além do fortalecimento corporal, o Pilates ainda relaxa minha mente, o que pode ser um grande diferencial durante o percurso dos 42,195 km”, pontua.

Priscila de Oliveira Ribeiro pratica no Pilates aéreo (Esportividade)

O Pilates aéreo pode ser praticado por qualquer pessoa. A professora Priscila aponta, porém, que praticantes mais experientes podem ter mais facilidade com a atividade. Para pessoas com labirintite o exercício é contraindicado. “O Pilates no columpio te coloca de ponta-cabeça, e o corpo fica em uma posição invertida, o que pode te dar uma sensação de descompressão”, diz.

Além de Pilates no columpio, ClassPass (treine 14 dias de graça) proporciona aos assinantes aulas em studios e academias – como as de surfe em piscina. A plataforma é baseada na vacância, isto é, academias e studios, por exemplo, abrem vagas para aulas e horários em que ainda há espaço para mais praticantes, e os assinantes utilizam o crédito adquirido para reservar sua vaga.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.