São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 13/12/2023

Participei de 3 corridas em pouco mais de 12 horas, e o fim foi surpreendente

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Participantes da Corrida Sargento Gonzaguinha na marginal Tietê (Esportividade)

Você encararia o desafio de participar de três corridas de rua em um intervalo de pouco mais de 12 horas? Eu encarei essa jornada tripla em 9 e 10 de dezembro de 2023. E o fim dela foi me surpreendeu.

Uma largada às 18h05 de sábado (9), outra às 19h30 e a última às 6h30 de domingo (10): a “maratona” (entre aspas mesmo) de corridas do fim de semana exigiu um planejamento antes mesmo de as provas de 4,8 km, 10 km e 15 km começarem. Segui um cronograma de retirada de kits de participação: quinta-feira (Reebok Extra Mile, no shopping JK Iguatemi), sexta-feira (Rolling Stone Music & Run, na Decathlon Marginal Tietê) e sábado (Sargento Gonzaguinha, na Escola de Educação Física da PM, na av. Cruzeiro do Sul, em São Paulo).

Como ficou claro agora, o sábado foi intenso: uma retirada de material de corrida na região central e dois eventos na zona oeste. E minha participação na Rolling Stone Music & Run estava condicionada ao meu desempenho na Reebok Extra Mile: caso eu fosse um dos cem homens mais rápidos dos 4,8 km na Cidade Universitária, me classificaria para a milha final, o que faria eu perder a prova no parque Villa-Lobos.

Momentos antes da largada das 3 milhas da Reebok Extra Mile (Esportividade)

Corri os 4,8 km dando o máximo de mim naquele sábado nublado, e o ritmo de 4min07s por km foi o esperado. Por alguns momentos cheguei a pensar que conseguiria passar de fase, mas, ao consultar a folha de tempos, percebi que precisaria ter corrido a 3min52s por km para avançar à milha extra. Ao receber a notícia, outra corrida: a rumo ao carro para, em menos de meia hora, participar de outra prova.

Literalmente fui correndo do carro à área de largada da Rolling Stone Music & Run, onde encontrei a repórter do Esportividade Renata Sá. Depois de uma mudança de planos dos organizadores, as provas de 5 km e 10 km ocorreram simultaneamente. Como fui um dos últimos a largar e estava mais rápido que os participantes dos pelotões traseiro e intermediário, fiz inúmeras ultrapassagens. Ajudado pela estabilidade proporcionada pelo Reebok Floatride Energy 5, me senti seguro para “acelerar” – apesar das constantes mudanças de direção e da iluminação deficitária em vários pontos do parque Villa-Lobos.

Editor do Esportividade, ao centro, corre na Rolling Stone Music & Run (Gerson Gonçalves Junior/Fotop)

Na segunda volta, com menos atletas na pista, pude “correr atrás” do tempo perdido e, surpreendentemente, concluí a prova de cerca de 9,75 km com pace de 4min57s. A melhor hora do evento foi, porém, descansar ao som ao vivo de Alceu Valença.

Corredores “tomam conta” da pista local da marginal Tietê durante Gonzaguinha (Esportividade)

Depois de menos de cinco horas maldormidas, comecei a me preparar para a terceira prova do fim de semana, a 56ª Sargento Gonzaguinha. Durante o café da manhã, me sentia com sono, o que não se alterou na hora seguinte, enquanto aguardava a largada dos 15 km. Já na altura do km 7 percebi que o cansaço da sequência de corridas estava me vencendo e, então, decidi “tirar o pé”. Dei-me o direito de caminhar. Por alguns instantes, cheguei a pensar que não iria mais conseguir correr.

Assista ao vídeo curto e “corra comigo” na Gonzaguinha:

Foi quando o improvável aconteceu. Relaxado, sem mais pensar em tempo, e um pouco menos cansado, voltei a correr e, no km 11, já estava no mesmo ritmo pré-caminhada. Incrivelmente, no km 12, passei a ser mais rápido que no começo da prova, conseguindo até impor um pace de 4min36s no km final. Ao concluir pela sexta vez a Gonzaguinha, me dei conta do tamanho do feito: recuperar-me dessa forma foi realmente uma vitória pessoal. Outra foi vencer essa “maratona” de corridas.

Suas fotos tiradas por profissionais:
Você em ação: fotos de Gonzaguinha, JK Iguatemi, Rolling Stone e Reebok Extra

Comentários


  • André disse:

    Parceiro de corrida, você deixou passar a oportunidade de participar de QUATRO provas no fim de semana! Às 15:45 (originalmente 15:15) larguei na meia maratona da Serra do Mar, na Estrada Velha de Santos. Só 5k, e VOANDO na estrada para a Reebok!

    E fiquei sem medalha na Rolling Stone…

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.