Alta participação infantil marca etapa do pq. Vila do Rodeio do Circuito Popular
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
O Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo mantém em todas as suas etapas provas infantis, o que culminou na participação massiva de crianças na quinta etapa, a do parque Vila do Rodeio, no sábado, dia 24 de fevereiro de 2024. Incentivar os pequenos à prática esportiva é muito bom, ainda mais porque, de acordo com um levantamento realizado pelo Ticket Sports, a maior plataforma de venda de inscrições do Brasil, houve uma redução na participação infantil nas corridas de rua em 2023.
De acordo com o TS, em 2022 os pequenos atletas representavam 4,3% dos atletas inscritos; já em 2023 o número caiu para 3,5%. Para mudar o cenário, é preciso oferecer oportunidades para que novos participantes conheçam o esporte. É o caso do Gabriel, de somente 3 anos, que participou pela primeira vez de uma corrida de rua na etapa do parque Vila do Rodeio. “Ele veio todo empolgado para a prova”, conta Aline, a mãe dele. Para ela, esse tipo de iniciativa para crianças menores é ótimo porque, para eles, tudo é diversão.
Mas não apenas estreantes marcaram presença no evento. Alice (à direita), de apenas 4 anos, é veterana nas corridas kids. Ela, que foi acompanhada da mãe Damares, já participou das etapas Ceret e parque Vila do Rodeio do Circuito Popular. “Toda vez que falo que tem corrida, minha filha acorda num ânimo”, revela a mamãe, toda orgulhosa, que também participou da prova de 5 km.
A corrida de rua é geracional na família de Ivonete. Ela, que é assídua em provas pedestres, levou o filho e, agora, o netinho Vitor Hugo, de 5 anos, para a corrida. “É uma família de corredores”, afirma ela. A vovó Ivonete faz parte de um dos maiores grupos etários de participantes de corrida de rua, representando 18,8% deles (de 46 a 55 anos). De acordo com o Ticket Sports, constata-se um envelhecimento dos participantes de eventos de corrida de rua, o que torna necessário pensar em ações para introduzir novos atletas no esporte.
E parece que Cristina, participante da prova de 5 km, tem feito isso. Ela, que está grávida de 7 meses da Helena, correu na etapa do parque Vila do Rodeio (Cidade Tiradentes, na zona leste) e ainda aproveitou para apresentar a corrida à sobrinha. “Normalmente, ela só assistia aos eventos, mas desta vez resolver participar e ficou superfeliz porque ganhou a primeira medalha”.
O pequeno José, de 5 anos, acompanhado do pai Cleber, fez questão de mostrar a medalha que ganhou após a corrida e, questionado se continuaria correndo, balançou a cabeça em afirmativo – além de dizer que achou tudo “bonito”.
Além das provas de 5 km, as etapas do Circuito Popular ainda incluem as corridas infantis para crianças (de 0 a 6 anos: 50 metros; 7 e 8 anos: 100 metros; 9 e 10 anos: 200 metros; de 11 a 13 anos: 400 metros). Há, ainda, uma Área Kids montada na “arena” com brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinhas, além de pipoca e a algodão-doce distribuídos de forma gratuita aos participantes.
As inscrições gratuitas para as próximas etapas serão abertas sempre alguns dias antes dos eventos, e os atletas mirins ganharão kit com camiseta, sacochila, número de peito e, após a competição, medalha e lanchinho.
Assista ao vídeo curto da etapa Cidade Tiradentes:
Ver essa foto no Instagram
O Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo, organizado pela Fenats e financiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, terá a sétima etapa desta temporada, a da Penha, na zona leste, no dia 3 de março de 2024.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.