Os benefícios das fibras para nossa saúde
Para quem está em busca de uma dieta para perder peso ou para quem apenas precisa manter uma alimentação balanceada, visando saúde e qualidade de vida, as fibras são verdadeiras aliadas para esses anseios.
Muito associada aos cereais, a fibra, na verdade, é um dos nutrientes que integram esse alimento. Encontradas também em outras fontes, como legumes e frutas, atuam diretamente para sanar problemas como intestino preso e colesterol alto, bem como uma série de outros problemas ligados ao metabolismo.
Vistas hoje como essenciais para se obter uma alimentação equilibrada, as fibras agem diretamente no retardo a doenças que podem ser prejudiciais com o passar os anos.
Para enaltecer os benefícios, a classificação das fibras foi feita em dois grupos. As solúveis têm a função de promover a saciedade, controlar a glicemia, reduzir os índices de colesterol e atuar na proteção contra o câncer de intestino. Além disso, as fibras solúveis estão relacionados à melhora na tolerância à glicose e para o controle da diabetes tipo 2. São encontradas em frutas, cenoura, aveia, cevada, feijão, lentilha, soja e grão de bico.
Já as conhecidas como insolúveis possuem a característica de estimular o bom funcionamento do intestino e prevenir a constipação ou doenças que se assemelham. Verduras, farelo de trigo, cereais integrais como pão, arroz, aveia em flocos, granola, farelo de aveia, semente de linhaça e cereal à base de trigo são algumas das opções de alimentos compostos por fibras insolúveis.
Em dietas para perda de peso, a presença das fibras adia o esvaziamento gástrico, o que deixa a digestão mais lenta, resultando, assim, em uma maior absorção de nutrientes. Essa função traz a sensação de saciedade, fazendo com que o individuo sinta menos fome e tenha um consumo menor de alimentos.
Segundo a Dietary Reference Intake (DRI) – indicador de consumo de nutrientes e energia adotado por EUA e Canadá –, a recomendação de consumo de fibras para uma pessoa adulta é entre 20 g e 40 g por dia. No entanto, existem variáveis para cada pessoa, que devem ser analisadas por um nutricionista ou um médico.
Sobre Alexsander Whitaker
É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.