Nike Vomero 18 me deu conforto, sem incomodar, em um treino desconfortável

Nike Vomero 18: descanso após treino com Museu do Ipiranga ao fundo (Esportividade)
Eu nunca havia usado um Nike Vomero até a semana passada, quando a Fisia, distribuidora da marca no Brasil, realizou um evento no Auditório Ibirapuera para apresentar os planos para 2025 e lançar o Nike Vomero 18 no país. Tratei de, menos de 72 horas depois do recebimento do tênis, estreá-lo em meu treino semanal de 21,097 km. O lugar escolhido foi o parque da Independência, também na zona sul de São Paulo, onde eu poderia avaliá-lo em um percurso híbrido, com diferentes pisos, como asfalto e terra batida. Assim o fiz no dia 14 de março de 2025, sexta-feira.
Assista ao vídeo curto do treino com o Nike Vomero 18:
Ver essa foto no Instagram
Logo nos primeiros metros, percebi que aquele não seria meu dia: rapidamente senti o cansaço (acumulado da semana). A frequência cardíaca estava um pouco mais elevada que de costume para aquele grau de esforço, e decidi, então, não me preocupar com o tempo e com o ritmo. Foi realmente um teste de paciência — ainda passando várias vezes pelos mesmos pontos.

Nike Vomero 18 em treino no parque da Independência (Esportividade)
Mas, em momento algum, o Nike Vomero 18 representou mais um obstáculo para mim. Mesmo sendo novo, recém-tirado da caixa, não foi incômodo aos meus pés. A proposta do modelo, a de “amortecimento máximo” (devido às espumas ZoomX e ReactX), “casou” muito bem com meu treino, uma vez que, definitivamente, não seria marcado pela velocidade. O Vomero 18 é macio, sim, mas não excessivamente, o que, a meu ver, é um ponto positivo.

Nike Vomero 18: composição (Esportividade)
Justamente em razão do propósito, não está entre os modelos mais leves da Nike; com 325 gramas no tamanho 42 (é aconselhável comprar um número maior que seu usual), é mais pesado que concorrentes “de amortecimento”, porém a marca norte-americana conseguiu tornar a sensação de corrida diferente disso. O Vomero 18 é, sem dúvida, um passo adiante em relação ao Invincible 3, por exemplo: aparenta ser mais leve que este mesmo não sendo.

Nike Vomero 18 (Esportividade)
Mesmo sendo um tênis alto, com uma altura de calcanhar de 46 milímetros, é bastante estável: em momento algum senti insegurança ao contornar curvas — mesmo na trilha do parque da Independência. E, com o Vomero 18, completei mais um treino semanal de de 21,097 km, o mais duro de 2025, mas com um dos tênis mais macios da temporada.