São Paulo - região metropolitana
Tênis de corrida 02/07/2025

Nike Vaporfly 4 tem seu papel definido: é supertênis para provas mais curtas

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Nike Vaporfly 4 (Esportividade)

Qual é o lugar ocupado atualmente pelo Nike Vaporfly, modelo de tênis de corrida que, com placa de carbono, revolucionou o mercado no fim da década passada, quando o queniano Eliud Kipchoge brilhava tentando (e, extraoficialmente, conseguindo) correr os 42,195 km de uma maratona em menos de duas horas? A Nike lançou em 2025 a quarta versão, o Vaporfly 4, e alguns usos são suficientes para um corredor amador dar uma resposta a esta pergunta.

Andrei corre com Nike Vaporfly 3 na Vienna City Marathon (Sportograf)

O primeiro Nike Vaporfly que tive o prazer de utilizar foi o 3, no ano passado, e com ele completei a Vienna City Marathon, na Áustria, em abril de 2024. Também foi o supertênis que escolhi para correr em dezenas de provas de 5 km e 10 km, uma vez que, sendo leve e rápido, funcionava muito bem nas mais diversas distâncias.

O Nike Vaporfly 4, porém, está um pouco diferente do 3. Em um treino de 21,1 km com ele, cheguei à conclusão de que algumas pessoas já não o considerarão o tênis ideal para maratonas, por exemplo, pois a espuma ZoomX está mais firme; maratonistas ou futuros maratonistas que preferem mais maciez a encontrarão no Nike Alphafly 3.

Isso significa que, embora possa ser, é claro, um tênis para longas distâncias, o Nike Vaporfly tende a agradar mais àqueles que buscam bom desempenho nas curtas. O baixíssimo peso, 190 gramas no tamanho 42, contribui para a obtenção de RPs.

Nike Vaporfly 4 (Esportividade)

Em um comunicado enviado à imprensa, diz Mohammed Ahmed, atleta parceiro da Nike e renomado fundista canadense, declarou: “O Vaporfly 4 é o Vaporfly ideal. Esse tênis tem muitas coisas maravilhosas: é mais leve que a versão anterior, mais responsivo e ainda mais confortável e estável, com caimento perfeito. Resumindo: ele tem a combinação exata entre fibra de carbono e espuma, a mais precisa da marca até hoje”.

A última frase dele deixou bem claro o novo posicionamento do Vaporfly: “Adoro fazer corridas rápidas com esse tênis”.

Do 3 para 4, houve uma redução da possível estranheza causada pela elevação sobre a qual o arco do pé acomoda-se. A Nike tem tornado, então, os modelos “racing”, os de prova, cada vez mais confortáveis, e o maior exemplo disso é o Zoom Fly 6, o tênis com placa de carbono (este, voltado mais a treinos) mais confortável que já utilizei.

Sim, o Vaporfly mudou, e agora está muito mais claro para qual tipo de prova serve: realmente para aquelas mais curtas e velozes. Ah, e opte por um número maior que o seu usual.

Tênis são uma escolha pessoal; o escolhido por uma pessoa pode não ser bom para outra. Antes de optar por um modelo, você pode experimentá-lo em uma loja para tomar uma decisão mais assertiva.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.