Meia maratona do CP é quente e desafia corredores estreantes e experientes
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu.
A onda de calor que tomou o país nos últimos dias colocou à prova atletas que disputaram a etapa de Itaquera, a meia maratona do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo. Já na largada, às 6h30 de domingo passado, dia 17 de março de 2024, a temperatura estava em torno de 26ºC e só subiu, tornando o calor excessivo, que se somou às dificuldades do percurso de 21,097 km, um tremendo desafio aos corredores, que se inscreveram gratuitamente na inédita corrida.
A prova, a penúltima da temporada 2023/2024 do CP, foi marcada pela presença de estreantes na meia maratona. Antes da largada, quando o locutor Thiago Barba questionou se havia alguém que iria fazer a prova pela primeira vez, um número grande de atletas levantou a mão. Jucelia Oliveira de Souza foi uma delas. Estreante na distância, a atleta era pura positividade durante o percurso. “Eu vou conseguir”, disse. E ela conseguiu mesmo: com 2h59min32s, cruzou a linha de chegada na estreia dela em provas mais longas.
A meia maratona contou também com atletas que participaram de outras etapas do Circuito Popular 2023/2024. Uma das mais presentes nesta temporada é Marta Souza, segunda colocada em Itaquera e que já obteve sete pódios em nove etapas. Fenômeno de vitórias, Marta, de 45 anos, conta que, no início da história dela na corrida, ela caminhava mais do que conseguia manter o ritmo entre as passadas; com o tempo, a atleta se apaixonou pela corrida e viu a evolução dela no esporte apenas aumentar.
Quem também conhece o doce gosto dos pódios é Constância Figueiredo. Vencedora da etapa Lapa/Pelezão, ficou em terceiro nos 21k. “Essa é a minha primeira meia maratona do ano”, conta. Tanto Marta quanto Constância mostraram que são velozes em provas de 5 km e que têm ótimo desempenho nas mais longas.
Para os que não têm pretensões de subir ao ponto mais alto do pódio, mas enxergam na corrida de rua os benefícios que a prática esportiva tem e pretendem superar a si mesmos para uma vida mais saudável e feliz, o editor do Esportividade conta o segredo para concluir uma prova de meia maratona. “Precisa se preparar”, revela ele, que levou quatro anos desde que começou a correr até chegar a 21,1 km no GPS do app de corrida. “Foi horrível essa primeira tentativa; eu ainda precisei de mais quatro anos depois disso para conseguir completar a distância e terminá-la bem”, pontua Andrei ao afirmar que, hoje em dia, apesar de maratonista, é a prova de 21,097 km a preferida dele.
A última etapa da temporada 2023/2024 do Circuito Popular acontecerá no próximo domingo, dia 24 de março de 2024, e o CP já vem deixando aquele “gostinho de quero mais”. As inscrições gratuitas ainda não estão abertas.
Assista ao vídeo curto da meia maratona do CP em Itaquera:
Ver essa foto no Instagram
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.