Maratona de Luxemburgo oferece ao atleta a chance de correr além do RP
Uma das diferenças da Maratona de Luxemburgo em relação à grande maioria é, sem dúvida, o fato de os corredores largarem ainda com luz solar e chegarem ao fim dos 42,195 km à noite. Não é a única, porém. A ING Night Marathon Luxembourg, que aconteceu em 11 de maio de 2024, ofereceu ao corredor amador disposto a enxergar além de um RP (recorde pessoal) ou mesmo de uma boa performance a possibilidade de “mergulhar de cabeça” naquela experiência.
A começar pelo horário da prova, 19h, algo mais comum aos corredores amadores brasileiros em provas do tipo “night run”, as quais, em geral, contam com percursos menores, de 5 e 10 km. Mesmo com a primavera europeia “esticando” a luz do dia um pouco mais que a do Brasil, quem levasse mais do que duas horas para completar os 42,195 km, isto é, a maioria esmagadora dos competidores, cruzaria a linha de chegada já à noite.
O percurso, bastante desafiador por causa de inúmeras curvas e trechos mais estreitos, fez com que os corredores desacelerassem. No entanto, ao fazerem isso, puderam notar toda uma população, que, da porta de casa, sentada em bares e restaurantes ou apenas brincando com filhos nos parques, acompanhou e vibrou com a passagem deles durante a prova.
Isso porque, por se tratar de um dos menores países da Europa, o percurso da Maratona de Luxemburgo passou por locais bem inusitados, como as pequenas ruas de comércio da região e dentro de parques da cidade. Em razão disso, havia vários pontos de passagem de pedestres durante o percurso, com staffs controlando a ida e vinda das pessoas com o objetivo de não atrapalhar os maratonistas.
Além disso, em outros tantos pontos sem a presença dessas passagens – como o evento tomou conta de, praticamente, todas as principais vias da cidade –, era natural encontrar atletas correndo e pedestres caminhando lado a lado. Um exemplo disso foi na passarela elevada, com jeito de túnel, sob a pista principal da ponte Adolphe.
Quem estivesse disposto seguir os atletas em áreas mais afastadas do centrinho podia pegar um dos trens gratuitos de superfície e escolher em quais das estações descer, sendo a última delas a Luxexpo, local da largada e chegada das provas. Ao lado de uma dessas estações, a Coque, ficava o parque de Kirchberg, local por onde os atletas, já próximos do km 39, corriam e, bem próximo deles, acontecia uma rave.
Ao retornar ao trem e percorrer mais quatro estações, quem assistia ao evento conseguiu acompanhar a chegada dos atletas em um pavilhão de exposições.
O locutor, ao notar a bandeira do Brasil que a repórter do guia esportivo Esportividade carregava, cantou “Ai, se eu te pego”, música conhecida mundialmente na voz de Michel Teló (veja agora o trecho no vídeo curto abaixo).
Ver essa foto no Instagram
Quem disse ser obrigatório entrar em uma maratona sempre pensando em recorde pessoal? Na 17ª edição da ING Night Marathon Luxembourg, quem permitiu-se aproveitar o evento teve um fim de sábado memorável.
Saiba como foi o evento na visão de um maratonista:
Maratona de Luxemburgo surpreende a cada km, é multifacetada e acaba à noite
A cobertura da Maratona de ING Night Marathon Luxembourg encerrou uma série de três que o Esportividade fez na Europa nos meses de abril e maio de 2024. A Vienna City Marathon, em 21 de abril de 2024, foi a primeira delas; a Maratona de Copenhague, em 5 de maio, a segunda.
Nas três maratonas, o Esportividade foi apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, teve ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca no Brasil. Andrei e Renata se prepararam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo contou também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.
Nesta temporada, o guia esportivo mostrou como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.