São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 04/07/2024

Maratona de Buenos Aires já recebe muitos brasileiros, mas pode haver mais

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Maratona Internacional de Buenos Aires (Asociación Ñandú/Divulgação)

Se for levada em consideração exclusivamente a participação de brasileiros na tradicional Maratona de Buenos Aires, a prova de 42,195 km na capital argentina coloca-se entre as maiores “brasileiras” (entre aspas, é claro), mesmo sendo realizada no exterior. Em um evento promovido pelo Visit Buenos Aires na terça-feira, 3 de julho de 2024, em um restaurante argentino em São Paulo, foi divulgado o número de participantes brasileiros na edição de 2023: 1.684. Estrangeiros corresponderam a 28% dos corredores em 2023, e mais da metade destes, 55%, tinha como origem o Brasil – mais especificamente, 745 de São Paulo.

Uma das mais numerosas maratonas do Brasil, a Internacional de Floripa, em Santa Catarina, teve 2.986 inscritos em 2023, o que dá dimensão à quantidade de brasileiros na Maratón de Buenos Aires, existente desde 1984.

Embora a participação brasileira já seja expressiva, os organizadores, Asociación Ñandú, e o Visit Buenos Aires acreditam haver ainda muito espaço para crescimento. Alguns fatores os levam a crer nisso: a ampla oferta de voos diretos (até por cerca de R$ 1,5 mil hoje) entre a capital paulista, por exemplo, e a argentina; a agradável temperatura de setembro; o relevo da cidade (que deixa a prova com poucas e leves subidas); o fato de, ao longo dos 42,195 km, os corredores verem cartões-postais, como o Obelisco, a larga avenida 9 de Julho, a Casa Rosada, a praça de Maio, o Puerto Madero e o planetário. A ligação com o futebol ainda se faz presente, já que os estádios de River Plate (Monumental de Núñez) e Boca Juniors (La Bombonera) também são vistos pelos maratonistas.

As inscrições estão abertas para o evento de 22 de setembro de 2024, e os brasileiros podem a sua fazer pelo site Ticket Sports (clique aqui), totalmente em português, pelo preço de R$ 694,30 (total). Ainda existe a opção de inscrição por meio do site oficial do evento (clique aqui), e esta custa 90 dólares. Os kits serão retirados na sexta-feira, 20 de setembro, das 12h às 20h, e no sábado, 21 de setembro, das 10h às 18h, no parque Sarmiento.

Números de brasileiros participantes dos 42k e dos 21k de Buenos Aires (Esportividade)

Outra grandiosa corrida, 21k de Buenos Aires, também contou com expressiva participação brasileira no ano passado: 1.494 corredores, os quais colocaram, mais uma vez, o Brasil no topo do ranking de nações estrangeiras representadas. A edição de 2024 se dará em 25 de agosto – com inscrições a 80 dólares e entrega de kits de quinta-feira (22) a sábado (24).

Maratonas internacionais cobertas pelo Esportividade: clique aqui e leia as reportagens sobre as maratonas de Barcelona (Espanha), Praga (República Tcheca), Frankfurt (Alemanha), Viena (Áustria), Copenhague (Dinamarca) e Luxemburgo (Grão-Ducado de Luxemburgo).

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.