Lotando ginásio no NBB, basquete de Mogi das Cruzes renova patrocínio
A boa fase da equipe masculina adulta de basquete de Mogi das Cruzes não é só dentro de quadra: em 23 de abril de 2014, quarta-feira, o prefeito Marco Bertaiolli anunciou a renovação do principal patrocinador do time. A parceria que se encerraria nesta temporada foi estendida até 2016. São, então, mais duas temporadas garantidas do basquete mogiano. O Mogi das Cruzes/Helbor eliminou o forte elenco do Pinheiros/SKY e classificou-se às quartas de final do NBB, o mais importante torneio da modalidade. Agora, a partir desta sexta-feira, enfrenta o Limeira.
Bertaiolli viu de perto o treinamento dos jogadores e valorizou o fato de, nas duas partidas contra os pinheirenses em Mogi, o ginásio Professor Hugo Ramos ter ficado lotado. “Vim agradecer a vocês [atletas], porque tudo o que esperávamos foi concretizado nestes playoffs”, disse. “Alcançamos o objetivo de devolver o basquete à cidade, trazer a torcida a se apaixonar pelo clube e ver o ginásio cheio, com famílias. Sendo assim, nós já podemos traçar novos objetivos. E é tão importante o que foi conquistado que extrapolou a quadra.”
O projeto de retomada do basquete em Mogi das Cruzes foi iniciado em 2011 e, desde então, o time conquistou a Supercopa Brasil – derrotando o Palmeiras – em 2012 e realiza boas campanhas no Campeonato Paulista.
“Há três anos, começamos o projeto”, afirmou o prefeito. “Fizemos a reforma completa do ginásio municipal, que estava deteriorado e praticamente recebia apenas shows. Tínhamos um sonho de ver este ginásio novamente lotado, mas não para ver artistas e sim os jogos de basquete. É um incentivo à juventude, a demonstração da importância da vida saudável.”
O Mogi das Cruzes foi o 12º colocado da fase de classificação e eliminou nas oitavas de final o quinto, o Pinheiros, por 3 a 1 (de virada) no placar da série. A equipe mogiana chegou a vencer a pinheirense em São Paulo, no segundo confronto, e conquistou a vitória em ambas as partidas em casa.
Os dois primeiros jogos do Mogi contra o Limeira serão no interior paulista. O terceiro acontecerá no Hugo Ramos em 2 de maio, sexta-feira pós-feriado, às 21h. Daniel Alemão, do Mogi, é o quarto com maior número médio de rebotes de todo o NBB. Em roubo de bolas, Toledo aparece também em quarto. O norte-americano Jason Smith, irmão de Joe, do Pinheiros, atua pelo Mogi.