São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 10/03/2014

Lesões pré-Copa: começo de ano já pôs alguns jogadores na “berlinda”

Por Dr. Gustavo Arliani

Balotelli

Início de ano do futebol quando uma Copa do Mundo aproxima-se é sempre tenso e preocupante para os atletas com possibilidade de convocação. Os primeiros meses de 2014 já colocaram alguns jogadores na “berlinda”. Walcott e Falcao García puxaram a fila com lesões mais graves no joelho. Na sequência, Neymar preocupou os brasileiros após um entorse no tornozelo. Depois foi a vez do italiano Mario Balotelli.

Balotelli saiu contundido de partida do Milan contra o Atlético de Madri.  O atleta teve um trauma do ombro direito contra o solo após choque com o jogador adversário Diego Costa.

Após realização de exames foram descartadas fraturas. O polêmico jogador, na verdade, sofreu uma luxação da articulação entre o acrômio e a clavícula (LAC), dois ossos presentes no ombro.

As lesões do ombro no futebol são relativamente infrequentes (3% das lesões) e geralmente são resultado de colisão com o solo ou outro atleta. As articulações acrômio-clavicular e glenoumeral são as mais acometidas, sendo essas lesões do ombro mais frequentes em goleiros.

A luxação acrômio-clavicular (LAC) é uma lesão que pode variar de um caso leve com estiramento dos ligamentos entre o acrômio e clavícula a lesões graves com ruptura de diversos ligamentos e necessidade de cirurgia para o reparo da articulação.

No caso de Balotelli, a lesão felizmente foi leve (tipo 1) com tratamento sendo realizado com medicação analgésica, gelo e tipoia para imobilização do ombro. O tempo esperado para retorno do atleta ao esporte era de até duas semanas. Com isso, não corre riscos de estar ausente do torneio em junho.

Boa notícia, pois torcemos para que todos esses astros do futebol mundial possam desfilar seu talento em nossos gramados durante a Copa.

Atualização (por Esportividade): Balotelli já retornou aos gramados. Em 8 de março, entrou no segundo tempo no lugar de Robinho para tentar ajudar o Milan, dirigido por Seedorf, mas minutos depois Antonio di Natale fez o gol que deu a vitória à Udinese. Neymar também já voltou a jogar pelo Barcelona. O colombiano Falcao García passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em janeiro e espera chegar bem à Copa do Mundo. Já o inglês Walcott não terá tanta sorte: perderá o Mundial, mas já “aprende a caminhar” novamente após rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Leia também:
Lesão de Neymar preocupa para a Copa? Ortopedista tira essa dúvida
Futebol: caneleiras são eficientes na proteção das pernas? Veja a resposta
Escolher uma chuteira inadequada coloca jogador em maior risco
O alto risco de lesão no futebol e as particularidades da modalidade

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.