Gestão do Parque Ecológico do Tietê muda, e todas as corridas são suspensas

Corrida no Parque Ecológico do Tietê (Esportividade)
Uma mudança de gestão do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, afeta diretamente as corridas de rua/trilha que aconteceriam lá nos próximos meses. Inicialmente, todas estão suspensas, e os organizadores foram aconselhados a transferi-las de lugar.
Neste primeiro bimestre de 2020, a Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente estadual, assumiu o PET, que ainda é financiado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O convênio é válido por um ano e envolve também os outros núcleos do parque, como o Vila Jacuí.
Antes dessa mudança de gestão, os organizadores assinavam um termo de compromisso e davam ao parque contrapartidas (como materiais de construção), que eram calculadas de acordo com as características de cada evento.

Reta final da Sonic 5k (Esportividade)
No parque Villa-Lobos, também sob gestão da CPP, os organizadores da Corrida Sonic 5k, por exemplo, tiveram de pagar R$ 14.909,40 ao governo estadual.
Enquanto não se definem as formas de precificação do Parque Ecológico do Tietê, a CPP optou por suspender a realização de eventos lá.
Os organizadores procurados pela reportagem dizem ainda tentar diálogo com a CPP – ao mesmo tempo que buscam alternativas para as corridas. Em geral, as empresas acreditam que os eventos agendados deveriam ser mantidos, seguindo as regras vigentes na época da reserva de data.
A primeira prova oficialmente cancelada foi a etapa da Corrida Kazamigas, da Raveli Sports, que aconteceria lá em 8 de março.
O que diz a CPP

Pré-largada no Parque Ecológico do Tietê (Esportividade)
“Nesse período de transição, os organizadores são orientados a buscar os outros parques da coordenadoria para realizar eventos.”
“O objetivo da mudança [de gestão] é conjugar esforços para uniformizar procedimentos, programas e ações de gestão voltadas aos parques urbanos estaduais, centralizando a administração, porém respeitando suas particularidades.”
“A CPP está elaborando, em conjunto com o DAEE, a normativa para a cobrança de preço público na utilização dos locais para eventos particulares.”
“A CPP também responde pelos parques Villa-Lobos, Jequitibá, Juventude, Água Branca, Belém, Pomar Urbano, Alberto Löfgren, Cândido Portinari e Guarapiranga (São Paulo); Gabriel Chucre (Carapicuíba); Chácara da Baronesa (Santo André).”
Gosto muito de esporte.