Fascite plantar pode ser a vilã de seu treino de corrida; entenda por quê
Olá, pessoal! Nesta semana trato da fascite plantar. Em conversa com amigos corredores ouvi falar sobre esse incômodo, que muitas vezes é deixado de lado ou tratado de qualquer maneira, voltando sempre a incomodar. É uma das causas de dor inferior no calcâneo e no arco dos pés.
A fascia plantar é uma membrana que se estende do calcâneo até os ligamentos intermetatarsianos do antepé. Tem por função estabilizar o arco da concavidade do pé transmitir forças e informações do antepé para o retropé, bem como servir de braço de alavanca para o antepé em situações de impulsão anterior. Ou seja, todas as vezes em que um movimento de locomoção utilize a posição de ponta de pé, a fascia plantar terá importante papel estabilizador e gerador de energia cinética. Fazendo parte, portanto, do sistema antigravitacional, ela é de fundamental importância para a função locomotora e, mais ainda, para a ação de correr.
Alguns fatores que podem desencadeá-la são: inflamações, traumatismo, sobrecarga, desvios angulares esquelético e diabetes.
O principal sintoma é a dor no local associada à marcha; quanto aos corredores, essa dor pode acontecer durante o treinamento ou após uma prova. Os primeiros sintomas podem ser matinais, logo com os primeiros passos ao acordar, e, se ignorada, a fascite plantar pode evoluir até uma restrição à prática esportiva, podendo limitar até a capacidade da marcha.
Para o tratamento é indicada a visita ao médico especialista, que, além da prescrição de remédios, poderá indicar a correção de calçados e de pontos anômalos de pressão por meio do uso de palmilhas. Também deverá ser indicada uma reeducação postural ao realizar o gesto desportivo. Alongamentos sempre ajudarão a evitar lesões como essa e outras.
Bem, pessoal, fico por aqui! Boa semana a todos e bons treinos! Vamos com tudo! Beijos!
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br