São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 26/01/2024

Evento do Circuito Popular é rara chance de participar de prova no pq. do Carmo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corredores participam da etapa do parque do Carmo do Circuito Popular (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

O parque do Carmo, na zona leste de São Paulo, é um dos preferidos dos corredores paulistanos, mas é um dos que menos recebem eventos de corrida entre os principais da capital paulista. Em 2023, por exemplo, só dois deles foram realizados lá, os primeiros depois da pandemia de covid-19. A segunda etapa desta temporada 2023/2024 do Circuito Popular de corrida de rua deixou claro como é muito bom correr lá e que mais organizadores deveriam levar suas provas ao gigante verde da ZL.

Assista ao vídeo curto da etapa do parque do Carmo:

Bem no dia em que a cidade de São Paulo completou 470 anos, dia 25 de janeiro de 2024, mais de 800 participantes desafiaram-se na acentuada subida, de cerca de 1,25 km de extensão e com ganho de aproximadamente 60 metros de altitude, e sentiram alívio a cada descida.

O parque, portanto, não foi um mero cenário da prova de 5 km: foi ele que a moldou. Além do relevo, as mudanças de piso – de asfalto para terra batida, por exemplo –, especialmente na segunda metade, deixaram-na dinâmica e nada repetitiva. A temperatura, bastante agradável aos corredores, contribuiu para a corrida ser um pouco menos desgastante.

Atletas contornando o lago do parque do Carmo (Esportividade)

O parque do Carmo é tão grande que há diversos percursos de 5 km possíveis lá dentro. Desta vez, o pórtico de largada e chegada foi montado ao lado de uma ampla área gramada, a cerca de 200 metros do lago. Quando os corredores avistaram a água, sabiam, então, que estavam próximos à conclusão. Quem ainda tinha alguma energia guardada pôde dar um “sprint final” nessa parte, virar à direita e “correr pro abraço”.

Espaço destinado às crianças no parque do Carmo durante etapa do Circuito Popular (Esportividade)

Ao fim da prova adulta, divididas por faixas etárias (de 0 a 6 anos: 50 metros; 7 e 8 anos: 100 metros; 9 e 10 anos: 200 metros; e de 10 a 12 anos: 400 metros), as crianças correram na reta principal. A posição do cone de retorno mudava conforme a idade dos atletinhas, que contaram com, além disso, a Área Kids.

A próxima etapa do Circuito Popular de corrida de rua, organizado pela Fenats e financiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, será a do Parque Ecológico do Tietê, também na zona leste, em 4 de março de 2024. As inscrições gratuitas ainda não estão abertas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.