São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 26/01/2024

Etapa pq. do Carmo do Circuito Popular é marcada por coleguismo entre atletas

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Equipe Prazer em Correr no Circuito Popular de corrida de rua de SP (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

Mais de um mês após o início do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo – que teve a primeira etapa realizada em 23 de dezembro de 2023, no Ceret –, a segunda, no parque do Carmo, confirmou a retomada das provas gratuitas e mostrou que, além de fôlego necessário para encarar a subida forte do parque, os atletas contaram com o coleguismo dos demais corredores.

Trecho final de uma das subidas no parque do Carmo, na zona leste de SP (Esportividade)

Isso porque, cerca de 200 metros depois da largada, os competidores se depararam com uma enorme subida de mais de 1 km. Não era raro encontrar esportistas dispostos a encarar o desafio, mesmo que em um trote leve, porém uma boa parte dos atletas, assim como eu, “pisou no freio”, optando pela caminhada no trecho elevado. No pelotão intermediário, houve poucas ultrapassagens e, seguindo mais ou menos o mesmo ritmo, foi possível percorrer toda a subida com o mesmo grupo de pessoas.

Dupla de corredores na etapa parque do Carmo do Circuito Popular (Esportividade)

Em um desses grupos, estavam integrantes do projeto Prazer em Correr, que, em certo momento da subida, sugeriram que já dava para voltar a “trotar leve”. Seguindo o conselho deles, encarei o desafio e consegui, aos poucos, retomar a corrida. Um pouco mais adiante, ouvi uma dupla de corredores que treina no parque do Carmo confirmando “zero surpresa” com um ganho de aproximadamente 60 metros de altitude.

Família participa do Circuito Popular de corrida de rua, etapa parque do Carmo (Esportividade)

As mudanças não se limitavam apenas à elevação, mas também ao tipo de piso – do asfalto liso ao rústico – e às novas companhias; por causa disso, completar uma volta no parque do Carmo ainda guardaria muitas surpresas. Eu me aproximei de uma dupla que garotas que, em uma tentativa bastante inusitada de incentivo, diziam uma para outra que “antes aquilo do que chifre”, isto é, encarar as subidas e descidas do parque era melhor do que uma decepção amorosa.

Atletas percorrem piso rústico em volta do lago do parque do Carmo (Esportividade)

O convite tentador da vendedora de um dos quiosques de comidas e bebidas do parque, que sugeriu aos corredores que tomassem uma água de coco e descansassem em uma das suas confortáveis cadeiras de praia, foi outro ponto interessante da prova. Além, é claro, dos gansos, que, parados na beira do lago que marcava a aproximação com o fim da prova, observavam os atletas passarem – alguns mais audaciosos chegaram a se aproximar dos atletas.

Assista ao vídeo curto da etapa:

E, mais uma vez, assim como na etapa do Ceret do Circuito Popular, nos metros finais da prova de 5 km, encontrei uma “nova amiga da corrida” e, correndo no mesmo ritmo, concluímos mais essa etapa.

A próxima etapa do Circuito Popular de corrida de rua, organizado pela Fenats e financiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, será a do Parque Ecológico do Tietê, também na zona leste, em 4 de março de 2024. As inscrições gratuitas ainda não estão abertas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.