São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 17/06/2024

Etapa do Circuito Popular no centro é também para quem quer começar a correr

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Largada etapa centro histórico do Circuito Popular, em junho de 2024 (Divulgação/Fenats)

É provável que quem anda pelas ruas da cidade em uma manhã de domingo já tenha visto milhares de pessoas participando de uma prova de corrida de rua. São atletas amadores que encontraram na modalidade esportiva um jeito de viver mais e melhor. Para quem nunca participou de uma, mas gostaria de começar, o Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, com provas gratuitas em diversos pontos da cidade, pode ser o ponto de largada. No domingo, 16 de junho de 2024, aconteceu a etapa do centro histórico, que passou por vários dos principais pontos turísticos da região central. E, para quem perdeu, o CP vai retornar ao centro da cidade em outubro de 2024. A seguir, um passo a passo para participar de uma delas.

Inscrição

Inscrição do Circuito Popular no site Minhas Inscrições (Esportividade)

O primeiro passo para quem deseja participar de uma prova gratuita do Circuito Popular é acompanhar o dia e o horário da abertura das inscrições (serão realizadas mais dez etapas até o fim do ano), o que acontece alguns dias antes de cada etapa. A próxima, na USP, será no dia 23 de junho de 2024 (veja calendário completo). As inscrições serão realizadas por meio do Minhas Inscrições e, para conseguir se inscrever, faça o cadastro prévio no site. Por causa da gratuidade, as vagas se esgotam rapidamente. Ao finalizar a inscrição, o atleta receberá um e-mail de confirmação.

Retirada de kit

Camiseta, sacochila e número de peito fazem parte do kit do CP (Fenats/Divulgação)

Um dia antes de cada etapa ocorre a retirada do kit com sacochila, camiseta e número de peito. O local será determinado pela organização do evento, e as do Circuito Popular efetuam-se geralmente no local da prova ou próximo a ele. Para retirar o kit, o atleta precisa apresentar um documento com foto e doar um 1 kg de alimento não perecível, mantimento que será encaminhado a uma entidade.

Antes da prova

Número de peito com nome: novidade do Circuito Popular para os atletas do pódio da etapa anterior (Fenats)

No dia da prova, o atleta deverá colocar o número de peito. Nele, na parte traseira, há um chip descartável que servirá para registrar a participação dele durante a prova. Ao passar pelo pórtico de largada e chegada, tapetes de cronometragem registram o tempo que a pessoa leva para correr o percurso da prova. No número de peito, há um QR code com o qual é possível verificar a colocação e o tempo líquido ao fim da prova.

Além disso, o número de peito serve para confirmar que o atleta está realmente inscrito naquela prova. Existem pessoas que correm mesmo sem inscrição, porém a prática é vista como inadequada no meio esportivo, uma vez que os chamados “pipocas” podem acabar utilizando das águas, das frutas e das medalhas e deixando um atleta realmente inscrito sem esses itens.

Na largada

Atletas PCD largam na frente na etapa centro histórico do Circuito Popular (Divulgação/Fenats)

Ao se aproximarem do horário da largada, os atletas se preparam para o início da prova. Em uma etapa mista, com homens e mulheres, os corredores largam ao mesmo tempo. A exceção é para atletas PCD, que largam alguns minutinhos antes. Os corredores que almejam um lugar no pódio posicionam-se na parte da frente da largada; já aos que vão mais devagar o indicado é ficar mais para trás.

Durante a prova

Atleta corre com sacochila do kit; é possível deixá-la no guarda-volumes da ‘arena’ (Esportividade)

É recomendável chegar ao local com ao menos 20 minutos de antecedência. O atleta pode participar do aquecimento, bem como colocar os itens pessoais no guarda-volumes. Isso é feito com o número de peito. Nele, há dois “picotes” menores – um para a utilização do guarda-volumes e outro para a retirada da medalha ao fim do percurso. Há quem prefira correr com a sachocila nas costas, mas correr sem ela é mais prazeroso.

CET bloqueia as vias do percurso da prova do Circuito Popular no centro (Esportividade)

Assim que largam, os atletas realizam um percurso preestabelecido pela organização do evento. Durante o trajeto, a equipe de apoio permanece a postos para auxiliar os corredores, bem como para incentivar os atletas. Placas de sinalização são colocadas ao longo do trajeto, informando o quilômetro já completado. Além disso, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueia momentaneamente aquele trecho, garantindo a segurança de quem corre.

Dependendo da distância, são colocados também um ou mais pontos de hidratação com água mineral à disposição dos corredores. E, para eternizar aquele momento, fotógrafos, com o aval dos organizadores, ficam espalhados ao longo do percurso registrando a participação dos atletas. Para localizar as imagens (clique aqui), utilize o seu número de peito.

Atletas passam perto da Catedral da Sé durante a prova do Circuito Popular (Esportividade)

Ao longo de todo o trajeto, os atletas correm ou caminham ao lado de outros participantes. Não é raro encontrar alguém oferecendo um incentivo para que o outro atleta continue. Isso porque alguns trechos da prova podem apresentar um pouco mais de dificuldade, fazendo, inclusive, com que as pessoas precisem caminhar. É completamente natural e aceitável – até mesmo maratonistas, que correm 42,195 km, caminham quando necessário –; e se esse for o seu caso, não há problema algum.

Os participantes do Circuito Popular paulistano têm até uma hora para completar o percurso de 5 km. Caso você esteja com força para acelerar, verifique se o corredor ao lado é quem precisa daquele incentivo para concluir a prova.

Depois da prova

Participantes da etapa centro histórico do CP com medalha e troféu (Esportividade)

Ao cruzar a linha de chegada, o atleta recebe medalha, água e frutas (maçã e banana). Ainda pode registrar o momento nos painéis instagramáveis do evento, acompanhar a entrega dos troféus aos primeiros colocados e torcer pelos atletas mirins nas baterias infantis. A Área Kids, montada especialmente para eles, conta com brinquedos e comidinhas, o que pode ser um ótimo passeio em família.

Pódio

Pódio etapa centro histórico do Circuito Popular em junho de 2024 (Divulgação/Fenats)

Nas provas do Circuito Popular de corrida de rua, os atletas mais velozes (cinco homens e cinco mulheres), além de ganharem a medalha de participação, assim como todos os participantes, recebem um troféu. O mesmo vale para os atletas da categoria PCD.

Uma novidade anunciada pela organização do CP é que os vencedores da etapa conquistam automaticamente vaga para a próxima prova e um número de peito personalizado com o nome deles.

Kleber Miranda com número de peito personalizado na etapa centro histórico do CP (Esportividade)

Kleber Miranda, que ficou em terceiro lugar na etapa parque das Bicicletas (09/06) – garantindo a inscrição no centro histórico (16/06) –, conquistou a segunda colocação na prova da região central. Segundo ele, o segredo para correr rápido é “treinar bastante e ter muita dedicação”.

Rita Ribeiro com número de peito personalizado na etapa centro histórico do CP (Esportividade)

Rita Ribeiro, corredora há cinco anos, ficou em primeiro lugar nas três mais recentes etapas do CP, garantindo vaga para a corrida seguinte, marcada para 23 de junho de 2024, na USP. “Ao vencer a etapa não tem mais aquela tensão de talvez não conseguir inscrição quando tem abertura”, conta. Dando um conselho para quem ainda não é da corrida, Rita é categórica: “A gente precisa dar o primeiro passo”.

Assista ao vídeo curto da etapa de 16/06, realizada na região central:

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Comentários


Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.