São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 11/03/2024

Etapa centro histórico do Circuito Popular reforça a importância de provas femininas

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Corredoras a poucos metros do fim da etapa do CP no viaduto do Chá (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher de 2024, foram realizadas diversas provas femininas, entre elas a etapa do centro histórico do Circuito Popular de corrida de rua no domingo passado, dia 10 de março de 2024. O evento, o primeiro assim promovido pela Prefeitura de São Paulo, incentivou a participação de mais mulheres nas competições, porém o que vem sendo revelado é que elas estão desistindo de praticar exercícios físicos.

Participantes da etapa centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

Isso é o que mostra um estudo global da ASICS, “Move Her Mind”, que revelou que mais da metade das mulheres está insatisfeita com seus níveis de exercício, e os motivos são diversos. De acordo com a publicação, 44% das entrevistadas afirmaram que “ambientes intimidadores” são uma das barreiras para se exercitar. É aí que entra a importância das corridas exclusivamente femininas, uma vez que as provas “cor-de-rosa” podem se tornar a porta de entrada delas no mundo das corridas.

Dupla de corredoras se aproxima da linha de chegada da etapa centro histórico do CP (Esportividade)

Bruna Coelho, idealizadora e administradora do Divas que Correm, maior clube feminino de corrida de rua do Brasil, afirma que as provas femininas se encaixam melhor nos ideais do grupo. “Nelas podemos dançar, podemos brincar, usar a roupa que cada uma se sente confortável sem nenhum tipo de problema”, aponta.

Atleta dispara na corrida kids da etapa do centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

A etapa feminina do Circuito Popular mostrou que as atletas amadoras querem correr e estavam preparadas para encarar o percurso, que incluiu alguns dos principais pontos turísticos do centro histórico de São Paulo, como o Theatro Municipal e o Pateo do Collegio.

Corredoras recebem incentivo da torcida na etapa centro histórico do CP (Esportividade)

Ao se aproximarem da reta de chegada, após 5 km, as corredoras eram recebidas com gritos de incentivo e apoio de outras atletas que já tinham finalizado a prova, tornando aquele espaço uma imensa rede de sororidade. Havia, ainda, a participação de alguns homens na plateia, contudo em número infinitamente menor do que a presença feminina, mostrando a ausência deles bastante significativa. “Muitas delas nem sequer têm o apoio da família”, conta a administradora do Divas de Correm.

Participante na reta final da etapa centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

Ainda de acordo com o estudo da ASICS, a percepção masculina sobre os desafios das mulheres para se exercitar está distorcida. Para os homens, a insegurança corporal (58%) seria a principal barreira para as mulheres não se exercitarem. Os dados levantados pela marca japonesa revelaram, no entanto, que para 74% das entrevistadas falta tempo para treinar, já que, geralmente, os cuidados maternos e do lar ficam sob responsabilidade das mulheres.

Amigas participam juntas da etapa centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

Outro dado revelador do estudo sobre a participação feminina na prática esportiva, todavia bastante visível para quem participa de corridas como as do Circuito Popular, é que mais de um terço das mulheres diz que são as amigas as maiores influenciadoras em busca de uma vida mais saudável – incentivando-as mais do que celebridades, como as influenciadoras fitness.

É evidente a importância de iniciativas como a do Circuito Popular de corrida de rua, mas com esses novos dados fica nítida a urgência de colocar mais mulheres para praticar esporte, ganhando ainda mais relevância as provas femininas gratuitas.

Assista ao vídeo curto da etapa feminina do CP:

nona etapa desta temporada 2023/2024, a ser realizada em Itaquera, será de 21 km (meia maratona) no dia 17 de março. As inscrições gratuitas serão abertas assim que esta terça-feira (12) começar.

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua. O valor global do projeto é de R$ 2.721.539,04, fazendo parte dele dez etapas (após termo de aditamento) – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.