São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 18/03/2024

Em meia maratona grátis, vencer em Itaquera também é duro, mas é possível

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Santista contorna curva com vista para estádio do Corinthians (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

Em certo período, especialmente nos primeiros anos da Arena Corinthians – hoje em dia, Neo Química Arena –, parecia que o Corinthians seria invencível no estádio dele. Os corintianos até diziam aos adversários: “Caiu em Itaquera, já era”. Itaquera ganhou fama parecida, de “dificuldade para visitantes”, entre os corredores em 2023, quando a Yescom organizou, pela primeira vez, a Meia Maratona Internacional de São Paulo lá. Apesar dos comentários sobre a dureza do percurso e do calor, centenas de atletas amadores desafiaram-se na edição de estreia da meia maratona do Circuito Popular da cidade de São Paulo em 17 de março de 2024, domingo, na zona leste. E podem, sim, ser considerados vencedores – independentemente do clube pelo qual torçam e de sua posição na corrida.

Os próprios corredores relatam a experiência neste vídeo curto:


Apesar da inexistência de uma acentuada subida no percurso, as várias elevações, encaradas duas vezes (em razão das duas voltas), desgastaram os participantes até mais do que se fosse uma “avenida Brigadeiro Luís Antônio”, que na São Silvestre se sobe apenas uma vez. Devido às condições, com temperatura inicial de 26ºC e sensação térmica de mais de 30ºC no fim da prova, mesmo nas descidas era difícil imprimir um forte ritmo. Os túneis, que em outros dias seriam desagradáveis, tornaram-se um alívio, pois se evitava neles a luz solar.

Atletas avistam subida na avenida José Pinheiro Borges (Esportividade)

Os organizadores do evento consideraram todos esses fatores e colocaram à disposição dos participantes postos de hidratação, com água gelada, posicionados especialmente ao fim das subidas, com menos de 3 km de distância entre eles, e em um deles havia até a oferta de bebida isotônica e banana.

Chegada da meia maratona do Circuito Popular em Itaquera (Esportividade)

Ao fim dos 21,097 km, cada corredor obteve a merecida medalha (com “21k” escrito nela), água gelada, bebida isotônica, banana e maçã. Assim como no evento da Yescom, no organizado pela Fenats e financiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer a “arena” foi montada no estacionamento do shopping Metrô Itaquera, a poucos metros da estação. Quem foi ao evento de carro ou moto pôde ainda utilizá-lo – a preço convencional.

Crianças correm no estacionamento do shopping Metrô Itaquera (Esportividade)

As crianças também se destacaram. Enquanto aguardavam sua vez, aproveitaram a Área Kids com atrações para elas. Chegado o momento de, divididas por faixa etária e sexo, entrarem na pista, igualmente mostraram disposição para correr, de 50 a 400 metros, sob forte calor.

Meia maratona do Circuito Popular: que domingo quente! (Esportividade)

A última etapa da temporada 2023/2024 do Circuito Popular acontecerá no próximo domingo, dia 24 de março de 2024, e o CP já vem deixando aquele “gostinho de quero mais”. As inscrições gratuitas ainda não estão abertas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.