Da inscrição à retirada de kit: sete dicas para você não passar por apuros
Os atletas são consumidores, uma vez que compram inscrições, às vezes investindo nela uma parte considerável do que sobra do salário. Esse dinheiro é gasto, ao mesmo tempo, com o intangível (um exemplo disso é a satisfação pessoal da participação) e o tangível (como o kit). Para que tudo possa ser aproveitado da melhor forma possível (e, de preferência, com economia), o atleta deve estar ciente de como esse mercado funciona. Sempre lembrando que, segundo o Estatuto do Idoso, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm direito de participação em atividades culturais e de lazer mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos (inscrições) para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
- Corrida de rua gratuita em Mauá!
Prova de aniversário de Mauá abre inscrições gratuitas
Inscreva-se antecipadamente. Muitos organizadores de eventos esportivos reajustam o preço das inscrições com o passar do tempo, e isso está explícito no regulamento. Normalmente, assim que são abertas, estão mais baratas que quando estão quase fechadas.
Economize mais ainda. Se o organizador der mais de uma opção de site de inscrição, acesse todos eles a fim de verificar a taxa de serviço. São variáveis, e você pode optar pela menor delas.
Escolha o kit mais adequado a você. Existem provas com kit único e aquelas que oferecem ao atleta mais opções, como “kit plus”, “kit VIP” e por aí vai. Cada um escolhe o que for melhor para si e para seu bolso, mas vale a pena observar se aquele item a mais realmente condiz com o preço extra cobrado.
Observe data e local de entrega de kit. A maior parte das provas não permite que o kit seja retirado já no dia do evento. Ou seja, programe-se considerando esse fato. No entanto, existem algumas cuja entrega de kit é antecipada, mas a do chip acontece horas antes da largada, no local dela.
Se não puder participar do evento, analise o regulamento e veja como proceder. O Track&Field Run Series diz isto sobre desistência: “Após a efetivação das inscrições, a organização do evento reembolsará 50% do valor da inscrição aos participantes que fizerem pedido oficial de desistência pelo e-mail [email protected] no mínimo 15 dias antes de cada etapa. Após esse período não haverá reembolso de inscrição, sob qualquer argumento médico ou pessoal”.
Já nos eventos da “O2” é assim: “A quantia paga pela inscrição não será devolvida caso o(a)atleta(a)comunique a desistência da corrida fora do prazo previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor”. Segundo o Procon, o comprador tem o direito de desistir da compra em sete dias se for realizada fora do estabelecimento comercial (internet, telefone etc). No Estado de São Paulo, “o consumidor terá o prazo improrrogável de 7 (sete) dias úteis após o recebimento do contrato para rescindi-lo de forma unilateral” (lei número 14.516 de 31/08/2011).
Volte ao site do evento para saber se houve mudanças. Não é anormal serem alterados local e horários de retirada do kit e horário da largada.
Imprima comprovantes. É sempre bom levar impresso, mesmo que o evento não o solicite, um comprovante de inscrição. Assim você passa a ter argumentos convincentes se houver algum problema no sistema que leve seu nome a não aparecer nele. Se for retirar kit para terceiros, fique atento aos documentos exigidos pelos organizadores, e isso normalmente está escrito no regulamento.
Leia também:
Por que a Star Wars Run faz sentido; não é só instrumento de marketing
Rolling Stone Music & Run deixa atletas indignados; faltou até camiseta
Só um adendo, no que diz respeito ao tangivel do valor pago nas inscrições, está bem longe de ser somente o KIT. Coloque nesta conta: toda a estrutura do evento, trofeus, medalhas, fechamento de ruas, taxas, água, banheiros, segurança, staff, publicidade e por ai vai.