Corrida vertical do Sesc mostra que prova rápida também pode ser desafiante

Aquecimento pré-corrida vertical no Sesc Pinheiros (Esportividade)
Você pagaria para participar de uma prova de corrida que leva pouco mais do que alguns minutos para terminar? Mesmo de graça, acha que vale o esforço? A Corrida Vertical do Sesc Pinheiros, que aconteceu na noite de 28 de maio de 2025, propôs um olhar além das escadas.
No evento gratuito para possuidores da credencial plena do Sesc, que fez parte da programação do Dia do Desafio – campanha global que promove atividades físicas e de bem-estar em diversas unidades do Sesc –, teve de tudo… Até corrida!
Do quarto subsolo ao sétimo andar da unidade de Pinheiros do Serviço Social do Comércio, os corredores, em uma largada mista, partiram rumo à quadra poliesportiva com apenas 15 segundos de diferença. Havia tanto participantes em busca do seu melhor tempo como aqueles que só queriam mesmo se desafiar a chegar ao fim do percurso.
Assista ao vídeo curto de como foi a Corrida Vertical do Sesc Pinheiros
Ver essa foto no Instagram
Diferentemente de uma prova de corrida em que, geralmente, o corredor larga e chega ao mesmo lugar, o fator surpresa – desde o trajeto até o ambiente da chegada – transformou aqueles poucos minutos em uma experiência que valia a pena ser vivida. Quem treinou no prédio residencial em que mora, por exemplo, encontrou semelhanças com o percurso. Paredes brancas, muitos degraus e uma subida em círculo faziam parte da corrida vertical pinheirense.

Pós-prova da Corrida Vertical do Sesc Pinheiros (Esportividade)
Já nos andares finais era possível ouvir a música que anunciava o fim do desafio. Para minha surpresa, a chegada da corrida vertical foi na quadra poliesportiva da unidade. Banana, maçã e água de coco também estavam à disposição dos corredores.

Aula de dança na chegada da Corrida Vertical do Sesc Pinheiros (Esportividade)
Além da torcida dos atletas concluintes, acontecia no mesmo instante da prova uma aula de dança. O ritual pós-prova foi diferente, porque, após obter a medalha, quem ainda tivesse fôlego podia participar da atividade. E os corredores se tornaram dançarinos, seguindo os passos ensaiados pelos profissionais do Sesc.
Apesar de a prova não premiar os campeões com troféus, havia um ranking dos competidores. A melhor atleta feminina concluiu o percurso em 2min03s; já o melhor corredor masculino o fez em 1min16s. E você toparia se desafiar em uma corrida vertical?

Escadas do TriMais Places, shopping center que recebe corrida em 20/07 (Esportividade)
Em São Paulo, três corridas verticais ocorrem ainda em 2025, como o Desafio Vertical 5 km do Morumbi Town Shopping, na zona oeste. O evento gratuito está com inscrições abertas e programado para dia 22 de junho de 2025, domingo, às 8h.
Outra prova confirmada é a Corrida de Escada no Places, no shopping TriMais Places, no Tucuruvi, na zona norte. O evento, programado para 20 de julho de 2025, domingo, desafia atletas a subir 15 andares. “Troféus para os cinco primeiros colocados (masculinos e femininos). Troféus para os três primeiros colocados por faixa etária”, dizem os organizadores. As inscrições estão abertas e custam R$ 154, preço total. Camiseta, sacochila, número de peito com chip, garrafa squeeze (650 ml) e medalha (pós-prova) fazem parte do kit.
No Farol Santander, o famoso “prédio do Banespa”, também acontece anualmente uma corrida vertical. O evento faz parte das provas do Santander Track&Field Run Series e está previsto para a manhã de 30 de novembro de 2025, domingo, da qual o grande desafio serão os 578 degraus – 26 andares – que os corredores terão de subir. As inscrições custavam R$ 229,90 no primeiro lote (aberto em 13/05/2025) e estão esgotadas.
Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.