São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 12/12/2022

Corrida Sargento Gonzaguinha de 2022 é a mais desafiadora dos últimos tempos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Participantes da Corrida Sargento Gonzaguinha-2022 na marginal Tietê (Esportividade)

Fotos da 55ª Corrida Sargento Gonzaguinha: clique aqui e encontre as suas.

Resultados da 55ª Corrida Sargento Gonzaguinha: clique aqui e veja o seu.

Fotos da Gonzaguinha Kids: clique aqui e encontre as de seu filho.

A Corrida Sargento Gonzaguinha, considerada uma das provas de 15 km mais rápidas da cidade de São Paulo devido às poucas (e curtas) subidas, não necessariamente é fácil. Longe disso. A edição de 2022, a 55ª da história, mostrou existir um fator complicador: a temperatura. Realizada em dezembro, raramente é disputada em um domingo fresco – como ocorreu em 2018 –, e em 2022 foi particularmente quente.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na Corrida Sargento Gonzaguinha de 2022; ache ainda as dos amigos!

No momento da largada, que só foi autorizada às 6h54, com 24 minutos da atraso, os termômetros da estação meteorológica de Santana, a poucos quilômetros da Escola de Educação Física da Polícia Militar, registravam 21,9ºC. Já às 8h, quando a maioria dos atletas ainda estava em prova, marcavam 26,3ºC.

Selfie antes da largada da Sargento Gonzaguinha de 2022 (Esportividade)

Ao longo dos 15 km, no entanto, os corredores encontravam água gelada, e muitos deles, além de beberem o líquido, o jogavam sobre a cabeça – um alívio imediato. E, ao fim da prova, receberam mais água e isotônico (bem como um kit lanche que incluía sanduíche, maçã, chocolate e refrigerante).

Metros finais da Corrida Sargento Gonzaguinha de 2022 (Esportividade)

A edição de 2022 foi um pouco diferente das anteriores em razão de obras na pista de atletismo da Escola de Educação Física da PM. A Avatar, que voltou a ser a empresa organizadora do evento após um ano de ausência, teve de fazer pequenos ajustes no percurso, ampliando em alguns metros o trecho da avenida Olavo Fontoura, por exemplo, para que a chegada pudesse ocorrer no mesmo ponto de largada, na própria avenida Cruzeiro do Sul, e não dentro da EEF.

Atletas concluem a Sargento Gonzaguinha na avenida Cruzeiro do Sul (Esportividade)

Por esse mesmo motivo, a “arena” também não pôde ser montada no gramado, o que tirou um pouco do charme do pós-prova, já que era melhor descansar na grama que no asfalto, mas não havia outro jeito. A colocação de medalha no pescoço do atleta, um gesto característico da Gonzaguinha, não se alterou.

Entrega de kits da 55ª Gonzaguinha no TriMais Places (Esportividade)

A retirada de kits, ocorrida no TriMais, na avenida Tucuruvi, e não no ginásio da EEF em 2022, foi rápida – foram cerca de dez minutos de fila por volta das 11h30 de sábado –, e a temperatura, graças ao ar-condicionado ligado, estava agradável.

No mesmo sábado (10/12), crianças participaram de baterias infantis (Gonzaguinha Kids) na EEF; no domingo (11), ainda foi disputada por adultos uma prova de 4 km. As inscrições esgotaram-se semanas antes do evento.

Comentários


  • Fabio Hirata disse:

    Boa Tarde! Eu e meus amigos estamos muito interessados em participar da corrida de 15 km. Por favor nos avise quando abrir as inscrições!

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.