Corrida Sargento Gonzaguinha de 2022 é a mais desafiadora dos últimos tempos
Fotos da 55ª Corrida Sargento Gonzaguinha: clique aqui e encontre as suas.
Resultados da 55ª Corrida Sargento Gonzaguinha: clique aqui e veja o seu.
Fotos da Gonzaguinha Kids: clique aqui e encontre as de seu filho.
A Corrida Sargento Gonzaguinha, considerada uma das provas de 15 km mais rápidas da cidade de São Paulo devido às poucas (e curtas) subidas, não necessariamente é fácil. Longe disso. A edição de 2022, a 55ª da história, mostrou existir um fator complicador: a temperatura. Realizada em dezembro, raramente é disputada em um domingo fresco – como ocorreu em 2018 –, e em 2022 foi particularmente quente.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na Corrida Sargento Gonzaguinha de 2022; ache ainda as dos amigos!
No momento da largada, que só foi autorizada às 6h54, com 24 minutos da atraso, os termômetros da estação meteorológica de Santana, a poucos quilômetros da Escola de Educação Física da Polícia Militar, registravam 21,9ºC. Já às 8h, quando a maioria dos atletas ainda estava em prova, marcavam 26,3ºC.
Ao longo dos 15 km, no entanto, os corredores encontravam água gelada, e muitos deles, além de beberem o líquido, o jogavam sobre a cabeça – um alívio imediato. E, ao fim da prova, receberam mais água e isotônico (bem como um kit lanche que incluía sanduíche, maçã, chocolate e refrigerante).
A edição de 2022 foi um pouco diferente das anteriores em razão de obras na pista de atletismo da Escola de Educação Física da PM. A Avatar, que voltou a ser a empresa organizadora do evento após um ano de ausência, teve de fazer pequenos ajustes no percurso, ampliando em alguns metros o trecho da avenida Olavo Fontoura, por exemplo, para que a chegada pudesse ocorrer no mesmo ponto de largada, na própria avenida Cruzeiro do Sul, e não dentro da EEF.
Por esse mesmo motivo, a “arena” também não pôde ser montada no gramado, o que tirou um pouco do charme do pós-prova, já que era melhor descansar na grama que no asfalto, mas não havia outro jeito. A colocação de medalha no pescoço do atleta, um gesto característico da Gonzaguinha, não se alterou.
A retirada de kits, ocorrida no TriMais, na avenida Tucuruvi, e não no ginásio da EEF em 2022, foi rápida – foram cerca de dez minutos de fila por volta das 11h30 de sábado –, e a temperatura, graças ao ar-condicionado ligado, estava agradável.
No mesmo sábado (10/12), crianças participaram de baterias infantis (Gonzaguinha Kids) na EEF; no domingo (11), ainda foi disputada por adultos uma prova de 4 km. As inscrições esgotaram-se semanas antes do evento.
Boa Tarde! Eu e meus amigos estamos muito interessados em participar da corrida de 15 km. Por favor nos avise quando abrir as inscrições!