São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 02/04/2024

Corrida noturna com samba na Europa: essa é a Maratona de Luxemburgo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

ING Night Marathon Luxembourg, a Maratona de Luxemburgo (Step by Step/Divulgação)

Imagine uma maratona que começa no fim da tarde, é embalada por um festival de samba e encerra-se à noite, período em que balões iluminados e jogos de luzes criam um clima especial ao caminho dos corredores. Em um primeiro momento, parece se tratar de uma corrida de rua no Brasil. Acontece, porém, em outro continente, na Europa: essa é a ING Night Marathon Luxembourg, a Maratona de Luxemburgo, cuja edição de 2024, a 17ª da história, vai ser realizada a partir das 19h de 11 de maio e contará com a cobertura (e a participação) do Esportividade, apoiada pela empresa organizadora, Step by Step, e pela Nike.

Largada da ING Night Marathon Luxembourg, a Maratona de Luxemburgo (Luxembourg – Let’s make it happen)

O Grão-Ducado de Luxemburgo é um pequeno país, situado entre a Bélgica, a Alemanha e a França, que não chega a ser duas vezes maior que o município de São Paulo, mas com população muito menor, de apenas 660.809 habitantes em 2023. E o português é um idioma comumente ouvido nas ruas de Luxemburgo, uma vez que os portugueses são 29,4% dos estrangeiros que moram no país – representando cerca de 14% da população total. Além disso, pouco mais de 3 mil brasileiros vivem lá.

União do Samba se apresenta em Luxemburgo (Step by Step/Divulgação)

Por si só, Luxemburgo já é um lugar multicultural. Durante o fim de semana da ING Night Marathon Luxembourg, isso se amplifica, e pessoas dos “quatro cantos do mundo” se reúnem para correr na capital. Segundo a empresa organizadora do evento, a Step by Step, 500 percussionistas de várias partes da Europa vão a Luxemburgo a fim de se apresentar na maratona. Os músicos juntam-se aos milhares de espectadores – sejam eles luxemburgueses, sejam eles turistas –, que apoiam os participantes.

Vias estreitas e com público na ING Night Marathon Luxembourg (Step by Step/Divulgação)

Devido às características da Maratona de Luxemburgo, não se pode dizer que ela é rápida. “A topografia única torna o percurso particularmente variado e atraente, seja o vale Pétrusse, que atravessa o centro da cidade como um desfiladeiro verde, seja a fortaleza histórica, que se abriga nas rochas da cidade alta”, diz um texto de apresentação.

Kirchberg, distrito que é centro financeiro de Luxemburgo (Step by Step/Divulgação)

Curvas, curvas e mais curvas: assim é a maior parte do percurso da prova principal em Luxemburgo. Como está longe (muito longe) de ser plano, não é realmente um lugar para a obtenção de recordes pessoais, mas de experiências marcantes.

Apoio da torcida durante a Maratona de Luxemburgo (Step by Step/Divulgação)

Aos participantes da maratona é oferecida uma chance: na altura do km 14,9, caso não estejam se sentindo em condições de completar os 42,195 km, podem optar pela meia maratona e receber a medalha correspondente ao fim dos 21,097 km, tendo seu resultado computado.

Chegada da ING Night Marathon Luxembourg, a Maratona de Luxemburgo (Step by Step/Divulgação)

O evento luxemburguês, então, não é só para maratonistas. Além das duas provas mais longas, haverá uma maratona de revezamento para quartetos (com cada um correndo 12,9 km, 7,2 km, 13,3 km ou 8,7 km), uma corrida de 5 km (para trios, com todos correndo ao mesmo tempo) e corridas infantojuvenis (1 km e 4,2 km). Tudo isso vai acontecer a partir das 19h de 11 de maio de 2024, sábado. A programação será aberta às 18h – com os 7,2 km da denominada Roll & Run (em que serão permitidos de carrinhos de bebê a skates). As inscrições (clique aqui) ainda estão abertas.

A última de uma série

Andrei e Renata, dupla do Esportividade, na avenida Paulista (Esportividade)

A cobertura da maratona luxemburguesa faz parte de uma série de três que o Esportividade fará na Europa nos meses de abril e maio de 2024. As outras serão a Vienna City Marathon, em 21 de abril, e a Maratona de Copenhague, em 5 de abril. O editor Andrei Spinassé correrá nas três maratonas; a repórter Renata Sá fará os 5 km de Viena.

Nas três maratonas, o Esportividade será apoiado pelas empresas organizadoras, VCM Group, Sparta e Step by Step. A cobertura da Maratona de Copenhague, patrocinada pela Nike, terá ainda o apoio da Embaixada Real da Dinamarca. Andrei e Renata se preparam para o desafio em parceria com ClassPass. O guia esportivo contará também com o apoio da Opticalia, marca espanhola de eyewear que chegou recentemente ao Brasil e pretende revolucionar o mercado de óculos.

Nesta temporada, o guia esportivo vai mostrar como corredores dos “quatro cantos do mundo” unem-se nas maratonas. Não importa o país de origem do atleta: a corrida de rua é o elemento que os conecta, e um incentiva o outro.

Comentários


  • Carina disse:

    Que legal quer essa reportagem! Sou brasileira e vivo no Luxemburgo com minha família. Nós sempre corremos na modalidade Roll & Run, pois vale lembrar que também é para pessoas portadoras de Necessidades especiais, então corro com meu filho na cadeira de rodas!

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.