São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 17/02/2025

Corrida grátis do Circuito Popular permite viver centro histórico como antes

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Crianças apoiam atletas na etapa do centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

A etapa do centro histórico do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo é a que mais significados tem para os participantes. Não é, definitivamente, uma simples prova de 5 km com inscrições gratuitas. Correr lá tem o sentido de viver, por uma manhã, o Centro como os antepassados o viviam. Foi assim no domingo, dia 16 de fevereiro, dia da segunda etapa da temporada 2025 do CP.

Informações para você que vai participar de provas de corrida:

Até meados do século XX, a região central da capital paulista era onde o paulistano trabalhava — em escritórios e lojas, por exemplo — e divertia-se — em estabelecimentos como cinemas e teatros. Com a transferência de sedes de grandes empresas para a Paulista e, posteriormente, para a Berrini e a Faria Lima, por exemplo, o munícipe passou a frequentar menos o centro histórico.

Últimos metros do centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

Mesmo que, durante a corrida, concentrado, o participante não consiga admirar belos edifícios antigos, só o fato de ele estar ali, desafiando-se em cada curva e em algumas subidas do trajeto, já vale a experiência. Especificamente a chegada no viaduto do Chá, com vista para o Theatro Municipal e para o antigo edifício do Mappin (em breve, uma unidade administrativa do Sesc-SP), é icônica.

Chegada da etapa do centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

E existe outro fato que torna essa etapa a mais singular do calendário do Circuito Popular: há poucos trechos em que o atleta corre observando quem vem ou vai, uma vez que a maior parte do percurso tem sentido único, isto é, o corredor, na maior parte do tempo, só vê os colegas de seu pelotão. No domingo anterior (9), no parque das Bicicletas, na zona sul, isso foi completamente diferente.

Apoio dado aos participantes da etapa do centro histórico do Circuito Popular (Esportividade)

No viaduto do Chá, há ainda o apoio dado pelos que já concluíram sua participação e pelas crianças que aguardam sua vez de correr ali, o que torna ainda mais feliz o momento.

Crianças correm no viaduto do Chá em etapa do Circuito Popular (Esportividade)

No domingo (16), ao fim da prova de 5 km, as crianças correram no viaduto do Chá, e o inverso aconteceu: foram os adultos que torceram por elas e vibraram com elas, o que certamente se repetirá na próxima etapa, a do parque Vila do Rodeio, na zona leste, prevista para 23 de março de 2025.

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua a partir de 2023. Nesta temporada 2025, o valor global do projeto é de R$ 3.499.998,55, fazendo parte dela 12 etapas – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Leia também:
Dicas para conseguir inscrições gratuitas para corridas de rua

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça em um deles para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.