São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 08/12/2015

Corrida: ganho de saúde é obtido com menos de 10 km semanais, diz estudo

Por Esportividade
Corrida no Minhocão, em São Paulo (Meia Maratona/Divulgação)

Corrida no Minhocão, em São Paulo (Meia Maratona/Divulgação)

Não é necessário correr tanto para que haja um ganho de saúde. De acordo com novos estudos publicados e mencionados por uma reportagem publicada na seção de bem-estar do site do “The New York Times”, correr cinco ou seis milhas por semana (de 8 km a 9,65 km) já é o suficiente para ser algo muito benéfico.

Apesar da relativamente curta distância, esses corredores geralmente são mais leves e tem menos risco de obesidade que aquelas pessoas que correm menos que isso ou que nada correm. Os que completam cinco ou seis milhas por semana também têm menos probabilidade de ter pressão alta, problemas de colesterol, diabetes, derrames, certos cânceres e arritmias em comparação com pessoas que correm menos que isso ou nada.

“Parece que os benefícios da corrida ocorrem em doses baixas”, disse Carl J. Lavie, que é diretor médico de reabilitação cardíaca e prevenção do Ochsner Medical Center em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e autor-chefe do estudo, que foi publicado em setembro.

“E pode ser muito benéfico correr tão pouco quanto uma ou duas vezes por semana, de três [4,82 km] a seis milhas [9,65 km] por semana, e menos que uma hora por semana”, disse.

Correr alguns quilômetros a mais por semana poderá valer a pena se você estiver preocupado com quilogramas “na meia-idade”, segundo ele, porque quilometragem adicional geralmente está associada a um melhor controle de peso. Quem quiser ser um corredor melhor e mais veloz também precisa correr mais que cinco ou seis milhas por semana.

No entanto, de acordo com ele, talvez haja um limite para quilometragem se o objetivo for melhora de saúde. Carl J. Lavie afirmou haver evidências segundo as quais “correr com muito esforço por mais de uma hora diariamente pode elevar um pouco os riscos de problemas cardíacos e lesões associadas à corrida”.

É aconselhável, conforme as constatações de Lavie, “correr de 20 a 30 minutos, ou de 1,5 milha [2,41 km] a 3 milhas [4,82 km], duas vezes por semana”.

Leia também:
Atividades físicas: quanto tempo de prática é o ideal? Médico responde

Comentários


  • silvio silva disse:

    sempre corro 4,35 milhas 4 vezes por semanas pois sempre pratico maratonas de 10KM, isso pode me causar problemas?.

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.