Com cunho social, Mundial de futebol de rua é disputa amigável entre times
Um tipo totalmente diferente de Mundial será jogado em São Paulo de 7 a 12 de julho de 2014. Na semana decisiva da Copa do Mundo no Brasil, garotos e garotas de 20 países vão disputar o Mundial de futebol de rua na cidade. O campeonato, que não tem ligação alguma com a Fifa, segue a metodologia do fútbol callejero, criada pelo ex-jogador argentino Fabián Ferraro.
Os times são mistos, e as regras são estabelecidas em conjunto a partir de três eixos: cooperação, respeito e solidariedade. Não há árbitro, mas sim um mediador que promove discussões antes e depois dos jogos. Com o auxílio dele, os participantes conversam sobre o que acabou de acontecer dentro de quadra e decidem sobre a pontuação.
A fase de grupos começa em 7 de julho, em quadra montada no Largo da Batata, em Pinheiros, e vai até o dia 11 de julho. Já as semifinais e a final serão jogadas em 12 de julho na avenida Ipiranga, na região central. Em todos os dias, além das partidas, haverá diversas atividades culturais e espaços para debates.
A metodologia tem fins esportivos, sociais e pedagógicos. “O fútbol callejero surgiu da necessidade de recuperar o diálogo entre jovens para que eles deixassem de usar o corpo só para coisas ruins. É uma forma de promover o encontro da comunidade, de recuperar o futebol que nós sempre jogamos”, disse Fabián Ferraro.
Os times estão alojados em CEUs (Centros Educacionais Unificados) de São Paulo, onde eles tomam café da manhã e jantam. Os jovens já estão na cidade para conhecerem uns aos outros e também as comunidades paulistanas.
Confira a distribuição das delegações nos CEUs:
CEU Meninos: Brasil (A), Uruguai e Brasil (B)
CEU Paraisopólis: Paraguai, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Israel
CEU Jardim Paulistano: Arge. (A), Arge. (C), Panamá, Filipinas e África do Sul
CEU Tiquatira: Costa Rica, Colômbia, Peru e Bolívia
CEU Jaguaré: Equador, Guatemala, Argentina (B) e Serra Leoa
CEU Butantã: Gana, Brasil (C) e Chile
O Mundial de futebol de rua é uma realização do Movimiento de Fútbol Callejero e organizado pela Ação Educativa e pela Fundación Fútbol para el Desarollo. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.